Farroupilha é oficialmente a Capital Nacional do Moscatel

A cidade de Farroupilha foi oficializada com o título de Capital Nacional do Moscatel. A publicação da Lei 13.795 de 3 de janeiro de 2019, saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 4, e foi assinada pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

O secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, afirma que a concessão do título de Capital Nacional do Moscatel, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida com destaque pelo município, representa, para os agricultores o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho e os incentiva a seguir na produção dessa variedade de uva. Ainda segundo Casali com o título, espera-se obter mais recursos federais  para fomentar e  desenvolver ainda mais o turismo no município. Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da Indicação de procedência já somam mais de 1 milhão de garrafas.

Na justificativa do projeto de lei, protocolado em 2013, o autor, deputado federal Henrique Fontana (PT) destaca que “Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos”.

O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, informa que  hoje o município produz  cerca de 10 milhões de  quilos de uvas moscateis que representa 40%   do que se produz desta variedade no Rio Grande do Sul. Em nível de país, Taffarel, disse que  não há dados precisos, mas que Farroupilha também é o maior  produtor de uvas moscateis.

A principal variedade utilizada para a produção é a tradicional Moscato Branco, mas outras variedades moscatéis também podem ser utilizadas na produção, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo.

Farroupilha já obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência para os vinhos finos moscatéis. Anualmente  a cidade realiza entre os meses de agosto de setembro o Festival do Moscatel no Centro de Eventos Mário Bianchi.

 

Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Farroupilha