Farroupilha e região entram na bandeira vermelha a partir desta terça-feira

O Governo do Estado divulgou na tarde desta segunda-feira, 13, por meio de live com o governador Eduardo Leite, as bandeiras do Distanciamento Controlado que passarão a vigorar a partir de amanhã, dia 14 de julho. A região Serra gaúcha ficou com a bandeira vermelha, o que indica risco alto de contágio pelo coronavírus. Os municípios, por meio da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), haviam encaminhado recurso no final de semana, mas desta vez a reversão da categoria não foi possível.

A partir do pedido de diversas regiões, o governo fez uma mudança no protocolo da bandeira vermelha para o funcionamento do comércio varejista não essencial, passando a ser autorizado os formatos pegue e leve (take away) e o drive-thru, além do e-commerce que já estava permitido.

Na transmissão ao vivo, o governador anunciou a habilitação de 73 novos leitos no Rio Grande do Sul. Do total, oito são em Vacaria, cinco em Caxias do Sul e cinco em Bento Gonçalves. Com isso, o Estado aumenta em 75% o número de leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao início da pandemia. O RS também recebeu 103 respiradores do Ministério da Saúde, embora nenhum deles seja destinado à Serra gaúcha.

Confira o pronunciamento do presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda:

 

Foto: divulgação
Vídeo: Jordana Giacomelli