Farroupilha elegeu conselheiros tutelares neste domingo

Cinco conselheiros tutelares de Farroupilha foram eleitos neste domingo, 6, em eleição realizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) onde 10 urnas foram disponibilizadas para esse fim. No total, 16 candidatos participaram da eleição. Os eleitos assumirão o cargo em 10 de janeiro de 2020 e permanecem por quatro anos.

A eleição contou com 3.371 eleitores no município, sendo 3.345 votos válidos, 20 nulos e seis em branco. O município tem cerca de 55 mil eleitores aptos a votar. Os eleitos passarão agora por uma capacitação em um curso ministrado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica) em parceria com as empresas contratadas. O salário de um conselheiro tutelar em Farroupilha é de aproximadamente R$ 3,5 mil.

Conforme o presidente do Comdica, Vinícius Grazziotin de Cezaro, esta eleição apontou um crescimento de quase 10% em relação à última. “Avaliamos esse aumento como positivo e um amadurecimento da população na questão democrática mesmo sendo facultativo. Foi entendida a importância em participar desse processo que é tão representativo”, ressaltou o presidente.

De acordo com Vinícius, o maior fluxo de votantes aconteceu na parte da tarde, o que gerou um pouco mais de demora na hora da votação, no entanto, o processo geral foi considerado tranquilo. “No período da manhã, registramos 1100 pessoas votantes, já a tarde esse número subiu para mais de 2 mil pessoas”, comentou.

O presidente destacou ainda que a organização e o resultado foram positivos devido ao comprometimento e auxílio de todos os envolvidos. “Necessário agradecer a todos, pois várias mãos auxiliaram neste trabalho, como nossos colaboradores, Ministério Público, Cartório Eleitoral, Guarda Municipal, e todas as secretarias envolvidas”, salientou Vinícius.

Confira o nome dos titulares

Deise Garbin Romagna – 564 votos
Claudiomiro da Silva – 540 votos
Valéria Miranda – 465 votos
Ivanor Romagna – 387 votos
Dilço Batista Rodrigues – 288 votos

Confira os suplentes

Rafael Augusto Ames – 193 votos
Gisele Sena – 181 votos
Paula Martins – 145 votos
Tânia Schiochet – 143 votos
Magela Dewes – 118 votos
Ana Nonemacher – 71 votos
Carmen Brand – 62 votos
Glaucia Albano – 56 votos
Vanessa Antunes – 46 votos
Cláudia Soares – 45 votos
Diandra Lopes – 41 votos

 

Ouça entrevista com o presidente do Comdica, Vinicius De Cesaro:

 

Informações: Prefeitura de Farroupilha
Foto: Adriana Lins