Farroupilha realiza mutirão de exames laboratoriais para zerar fila de espera

A Secretaria da Saúde de Farroupilha está realizando deste está segunda-feira, 03, mutirão de exames. O intuito da ação é zeram a fila de espera por exames laboratoriais feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o secretário de Saúde, Davi Almeida, Farroupilha realiza mensalmente cerca de 12 mil consultas e todas elas geram uma demanda grande de exames. “Por isso a nossa intenção e fazer esse mutirão pra gente estar zerando essas demandas para que a consulta tenha resolutividade. Que o médico possa solicitar o exame e já logo o paciente ter acesso ao exames laboratoriais”, explica.

A ação deve seguir até o dia 14 de fevereiro e atender 17 mil pessoas, que é a demanda atual no município. Nesse período, as Unidade Básica de Saúde (UBS) entrarão em contato com todos os pacientes para que seja feita a retirada das autorizações. A Secretaria de Saúde reforça que não é preciso procurar o posto, apenas aguardar a ligação e após marcar a coleta nos laboratórios conveniados com o SUS em Farroupilha (Pró-Análise e Alfa).

Hoje, o poder público municipal investe mensalmente aproximadamente R$ 45 mil na área de exames laboratoriais. Em breve, também serão realizados mutirões de exames de imagens e cirurgias de catarata. Serão mais de 90 procedimentos realizados após liberação de verba estadual.

 

Ouça a entrevista com o secretário de Saúde, Davi Almeida:

 

Foto: Inerp