Farroupilha terá quatro noites de teatro e dança promovidas pelo projeto Fábrica de Sonhos

Para marcar o final de 2018, o projeto Fábrica de Sonhos, que desenvolve aulas de teatro e dança em escolas municipais e contraturno escolas, presenteia a cidade de Farroupilha com quatro noites de cultura e arte. Neste ano, as apresentações não vão ocorrer no auditório da UCS Farroupilha, como ocorria anteriormente. De acordo com o coordenador do projeto, Cassio Azeredo, a ideia é levar a mostra até a comunidade, por isso será realizada em alguns bairros da cidade. “Esse ano a gente optou por fazer uma mostra totalmente decentralizada. A gente optou para ir mesmo para os bairros”, destaca Azeredo.

O projeto envolve cerca de 80 alunos em Farroupilha, que começaram a desenvolver as apresentações ainda em março deste ano. O coordenador comenta que os estudantes participam ativamente no processo de criação e desenvolvimento das peças teatrais. “Há toda uma discussão sobre temas importantes, sobre o que eles julgam. A gente diz que a mostra é só a ponto do iceberg de um trabalho imenso que acontece na sala de aula ao longo do ano. Tem toda uma discussão sobre temática, que gerou a escolha do texto ou a escrita de um texto que resulta na apresentação. Em alguns lugares os alunos também são autores do próprio texto”, explica. Nesta edição, pela primeira vez, terá apresentação de dança. Todos os dias da mostra terá entrada gratuita para a comunidade.

 

 

Dias da mostra:

29 de novembro (quinta-feira): acontecerá no salão da comunidade do bairro Industrial e têm início às 19h. Nesta noite o grupo Os Famintos apresenta a peça “A Fábrica de Palavras”. Na sequência o grupo Teotônio Baderna com a peça “O Médico a força”, e quem completa a programação da noite é o grupo de dança Os elétricos também do Centro Ocupacional.

– 30 de novembro (sexta-feira): é a vez da comunidade do bairro 1º de Maio receber a mostra que será realizada no Salão da Comunidade do bairro. Tendo o “cinema” como temática central o grupo Ypslong sobe ao palco para apresentar a cena “Fragmentos de Alice” e o grupo Loading apresenta a peça “Dois Mundos”. O espetáculo de dança da Troupe vagalume e a orquestra da Instituição fecham a noite.

– 01 de dezembro (sábado): o projeto será no Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz., a partir das 14h. A tarde conta com a apresentação de cenas do grupo Habitantes do Porão e do grupo Misquici, além do espetáculo de dança do grupo Os incríveis.

– 03 de dezembro (segunda-feira): haverá apresentação no ginásio da escola Antônio Minella, têm início às 20h e conta com o Speta Un Poqtin, grupo que tem suas atividades desenvolvidas na escola que recebe a mostra nesse dia, e que apresentará a peça “A menina que domava pesadelos”. Na sequencia o grupo GFAC – Grupo Farroupilha de Artes cênicas encerra a mostra com a peça “Do Mármore a Lama”.

 

Acompanhe as informações sobre o evento no Facebook (link aqui).

 

Ouça a entrevista com o coordenador do projeto Fábrica de Sonhos, Cassio Azeredo:

 

Foto: Facebook Marca Produções Culturais