Feira Ecológica deste sábado terá degustação de melancia orgânica

Ação ocorre das 8h às 10h30, quando o agricultor Maique Konrad Kochenborguer estará conversando com clientes e visitantes sobre produção de melancia orgânica, na Praça das Feiras, entre a Avenida Rio Branco e rua Feijó Júnior. Para celebrar as colheitas da estação, haverá também degustação. A ação é organizada pelo agricultor Maique, da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus.

Colhida a partir do mês de dezembro, a produção e comercialização da fruta têm seu ponto alto no mês de janeiro. “A melancia orgânica é uma fruta cultivada pela agricultura familiar, por quem tem o pé na terra, que produz com um carinho todo especial. Por isso reflete em uma produção mais saudável e saborosa”, observa Maique, que tem produção de melancia em parceria com o também agricultor Renato Reidel. Eles cultivam a fruta em cerca de três hectares de área, no município de Montenegro.

Os agricultores estimam colher cerca de 30 toneladas de melancia orgânica nesta safra. “A melancia é uma fruta diurética e excelente para ser consumida no verão. É saborosa, tem um aroma atrativo e pode ser considerada a fruta da família, pelo seu tamanho”, sugere Maique.

Frutas da estação – Quem for até a Feira Ecológica de Caxias do Sul neste sábado encontrará várias outras frutas da estação nas bancas, como ameixa, mamão, mirtilo, pêssego, tomate e uva, além de outros tantos alimentos orgânicos cultivados por agricultores, entre eles verduras, grãos, temperos e cogumelos. Há, também, itens artesanais ou elaborados nas agroindústrias, como geleias, chimias, sucos e uma banca com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

A Feira Ecológica está em atividade em Caxias do Sul desde 1998.  Atualmente, participam bancas de agricultores de Caxias do Sul, Ipê, Bom Princípio, Antônio Prado, Montenegro, Feliz, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Torres e Nova Petrópolis, todos integrantes da Rede Ecovida de Agroecologia.

 

Foto: Ecocitrus