Frente Parlamentar de apoio aos animais questiona Prefeitura sobre funcionamento do Canil em Farroupilha

A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou na sessão desta segunda-feira, 18, o pedido de informações protocolado pela Frente Parlamentar de Apoio ao bem Estar Animal, que busca entender as estratégias de gestão do Canil Municipal de Farroupilha. A presidente da Frente, vereadora Eleonora Broilo (MDB) disse que os questionamentos foram expostos no Legislativo por tutores de animais de Farroupilha e eles são necessários para esclarecer à Casa as prioridades do Canil, quanto a saúde do animal e políticas de adoção.

Além de Eleonora, a Frente Parlamentar é composta pelos vereadores Deivid Argenta (PDT), Josué Paese Filho (PP), Maria da Glória Menegotto (Rede) e Sandro Trevisan (PP). O Canil está instalado na Linha Julieta, próximo ao Campo do Serrano. Leonora estima que atualmente deve ter cerca de 190 cães recolhidos no local, .

A Frente levanta questionamentos que devem ser respondidos pelo Executivo e remetido à Casa, conforme termos da Lei Orgânica, artigo 23, inciso XII, de acordo com o  Regimento Interno, artigo 141 parágrafo 1º, que permite que se oficie o Poder Executivo Municipal, no seu setor competente, para que encaminhe à Casa Legislativa as informações solicitadas. 

– Qual o critério utilizado para a doação das castrações e se existe um limitador? Essas castrações são destinadas para ONGs e Entidades ou somente para pessoas físicas?

– Existe alguma clinica contratada para prestar serviços ao Canil Municipal, se sim enviar a esta casa Legislativa cópia do contrato ou se a clinica é licitada qual o numero da licitação, em caso afirmativo qual a modalidade da licitação. Em caso afirmativo de prestação de serviço, qual a justificativa para a contratação desta empresa.

– Conforme licitação 153/2020 foram adquiridos pelo Município 68 sacos de rações para equinos. Para onde foi destinada essa ração, onde estão estes animais e qual o registro dos mesmos junto à inspetoria veterinária?

– Referente à água que abastece o canil, gostaríamos de saber. Qual a empresa responsável pelo abastecimento? É uma empresa particular ou a Corsan? Se o frete for particular, como é feito esse pagamento e quantos fretes são feitos por mês?

– Se um cidadão tiver interesse em adotar um animal é necessário agendamento, como é feito esse procedimento?

– Quais as funções dos agentes de endemias lotados no Departamento doa animais?

– Quem é o responsável por averiguar as denúncias de maus tratos.

– Existe no município de Farroupilha um Conselho Municipal dos Animais.

 

Ouça a entrevista com vereadora Eleonora Broilo:

 

Foto: Câmara/Farroupilha