Gabinete do deputado Neri, o Carteiro auxilia municípios na elaboração de projetos para captar recursos

Atento às necessidades dos municípios e de entidades e associações civis, o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) colocou em prática, no início de 2020, proposta para ajudar na elaboração e captação recursos por meio do desenvolvimento de projetos.

O deputado Néri disse que a ideia surgiu a partir da constatação de que representantes de municípios e organizações civis têm dificuldades em elaborar projetos que visam buscar recursos disponíveis em nível nacional e internacional, não apenas verbas públicas, mas também de instituições e fundações ligadas ao setor privado. “O que queremos é orientar os municípios sobre a melhor forma de buscar esse aporte financeiro”, explicou Neri.

Nas duas últimas quintas-feiras, foi realizado o primeiro curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, em Bom Jesus. A iniciativa teve o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores do município e reuniu 48 participantes, entre representantes de organizações da sociedade civil e do poder público.

O curso, com duração de 14 horas, foi ministrado por Marco Aurelio Alves, assessor parlamentar do deputado Neri, o Carteiro. Marco Aurelio é graduando em Psicologia, já foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Brasileiro da Pessoa e secretário municipal de Planejamento em Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Três Passos. Especializou-se em Gerência de Cidades/Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em curso promovido pela Unesco.

A novidade será levada a outros municípios que já estão agendando a realização das oficinas. O curso ministrado pela equipe do deputado é gratuito e oferece certificado de participação aos que obtiverem frequência mínima de 75%. Nele, são repassadas noções básicas sobre políticas públicas, formatação de projetos, fontes de financiamento, além de uma atividade prática de elaboração de projetos do interesse de cada entidade.

 

Ouça entrevista com o Deputado Estadual Neri, o Carteiro:

 

Fotos: Gabriel Rodrigues