Grupo Rouxinol da Serra participa de mais uma edição da Hora do Planeta

No próximo sábado, dia 30, das 20h30 às 21h30, todos os continentes são convidados a participar de mais uma edição da Hora do Planeta. Essa ação consiste em desligar as luzes das casas, empresas, dos pórticos e monumentos das cidades, a fim de gerar uma sensibilização para as questões climáticas e seu impacto no meio ambiente e na vida das pessoas.

Com isso, o Grupo Escoteiro Rouxinol da Serra, localizado em Farroupilha, vai realizar pela sexta vez consecutiva o Fogo de Conselho. A atividade será promovida na sede da entidade, na rua Ludovico Merlin, esquina com 13 de Maio, no bairro São Luiz. A ação ocorre no mesmo horário da paralisação mundial. Ao longo de uma hora, os integrantes do grupo entoarão canções e farão reflexões sobre o tema, tudo ao redor de uma fogueira. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

De acordo com a chefe escoteira do Grupo Rouxinol da Serra, Siliane Ariotti, a iniciativa é muito importante para conscientizar a população quanto aos danos causados na natureza a partir da geração de energia.É uma maneira muito simples da gente, primeiro, começar a despertar, se alertar, para a importância das nossas ações na conservação do meio ambiente. Porque o uso da energia elétrica, embora seja uma energia, no nosso caso, mais limpa, porque ela é gerada a partir das hidroelétricas ou eólica, em muitos países ainda ela acontece a base de petróleo, carvão mineral, ou outros elementos que implica em um desgaste muito grande da natureza”, explica Siliane.

 

Hora do Planeta

O movimento nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo inteiro. Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em mais de 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos que tiveram suas luzes apagadas. No Brasil o movimento também é forte, tendo a participação de mais de cem cidades e 1500 monumentos apagados em 2018.

Para saber mais sobre a ação ou inscrever a sua atividade, acesse o site da organização não-governamental que é promotora da Hora do Planeta, a World Wide Fund for Nature.

 

Ouça a entrevista com a chefe escoteira do Grupo Rouxinol da Serra, Siliane Ariotti:

 

Foto: Fernando Ariotti