Hospital São Carlos recebe aparelho para teste da orelhinha em recém nascidos

O Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha recebeu da   Secretaria Municipal de Saúde,  um aparelho para a realização de testes da orelhinha nos bebês recém-nascidos. O aparelho, no valor de R$ 12 mil, foi adquirido pela Secretaria  com recursos oriundos do Programa Nota Fiscal Gaúcha.  Para a Secretária de Saúde, Rosane da Rosa, o foco é a prevenção.  Ela salienta que  o Hospital São Carlos é referência para a região em nascimentos. Por isso esse equipamento que vem para qualificar ainda mais o trabalho da casa de saúde. E iniciar logo o tratamento é de extrema importância para o tratamento e desenvolvimento das crianças.

O teste da orelhinha é lei, desde 2010, que torna obrigatória a realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas. Todos os hospitais e maternidades devem realizar o teste gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências. A triagem auditiva neonatal universal por meio do teste da orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas. Como é sabido, o diagnóstico precoce é fundamental para a realização de procedimentos que irão minimizar os impactos da deficiência auditiva no desenvolvimento da criança.

 

A triagem auditiva dura menos de dez minutos. O teste da orelhinha é indolor, não necessita de anestesia e nem se colhe sangue. Também não apresenta contraindicações. Consiste apenas na colocação de um fone na orelhinha, acoplado a um computador, que emite sons e recolhe as respostas que a cóclea (caracol ou cavidade espiral da parte auditiva do ouvido interno) do bebê produz.

A cada  mil crianças nascidas no Brasil, de uma a três delas apresentam problemas de surdez. Em casos de UTI Neonatal, o índice chega de 20 a 50 bebês para mil nascimentos.

 

Foto: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *