Igreja Matriz de Farroupilha recebe nesta terça-feira a Orquestra Sinfônica da UCS

A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vem realizando apresentações nas cidades de abrangência da instituição de ensino. No dia 26 de fevereiro, o grupo chega a Farroupilha. A apresentação será na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 20 horas, com entrada gratuita. O tema central é “130 anos de Heitor Villa-Lobos: um Índio de Casaca”. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet e já foi exibido em Flores da Cunha, Nova Prata, Vacaria, Canela e Bento Gonçalves. No dia 28 de fevereiro também será realizado em São Sebastião do Caí.

De acordo com o coordenador da Orquestra, Moacir Lazzari, a orquestra, nas visitas que fez às demais cidades, se apresentou em igrejas ou locais que acolhessem um bom número de pessoas. “A igreja sempre é um espaço bem propício para esse repertório que escolhermos. O local também sempre é bem acessível para as pessoas”, explicou o coordenador.

A orquestra terá regência do maestro Manfredo Schmiedt e contará com a presença dos solistas Elisa Machado (soprano) e Alexandre Diel (violoncelo).

 

Quem foi Villa-Lobos

Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 e faleceu no dia 17 de novembro de 1959. Foi maestro e compositor brasileiro, tendo se destacado por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. Foi considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Na data de seu nascimento é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, sendo que em 2017 se comemorou seus 130 anos.

As primeiras composições de Villa-Lobos trazem a marca dos estilos europeus da virada do século XIX para o século XX, sendo influenciado principalmente por Wagner Puccini, pelo modernismo da Escola de Frankfurt e, logo depois, pelos impressionistas.

 

Ouça a entrevista com o coordenador da Orquestra Sinfônica da UCS, Moacir Lazzari:

 

Foto: Pedro Giles