Inscrições das chapas para diretoria das escolas municipais encerram nesta terça-feira

Encerram nesta terça-feira, 12, as inscrições das chapas para diretoria das escolas municipais de Farroupilha. A homologação das mesmas ocorre no dia 20 de novembro, e as eleições no dia 28, em todas as escolas. Neste ano, três terão sua primeira votação: Escola de Educação Infantil Dos Anjos (Pio X), Escola José Chesini (Vila Rica) e Escola Eugênio Ziero (Linha República). As chapas eleitas assumem em 2019 e seguem até 2021.

De acordo com o supervisor educacional Daniel Crocoli, as chapas serão compostas por pelo menos um diretor e um vice-diretor, além de mais um vice-diretor para cada turno extra que a escola possui. Neste ano, inclusive, segundo Crocoli, nas escolas onde há um Centro de Atendimento Integral (CAI), como é o caso das Escolas Cinquentenário, 1º de Maio e Senador Teotônio Vilela, um vice-diretor também deve compor a chapa para atuar exclusivamente na administração e projeto pedagógico das mesmas. “Esta é uma mudança que está sendo implantada esse ano”, explica.

Podem concorrer professores de toda rede municipal de ensino, inclusive é permitida a reeleição consecutiva por duas gestões. Podem votar os alunos matriculados na escola que estejam cursando no mínimo o 5º ano, os pais ou responsáveis legais dos alunos, membros do magistério, e servidores públicos municipais ocupantes de cargos de provimento efetivo, ou seja os professores e funcionários nomeados. É necessário haver 30% dos votos dos pais e 50% de professores e funcionários. “Então a participação é muito importante, até para dar respaldo à eleição”, salienta Crocoli.