Inscrições para o Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio na Itália iniciam na próxima semana

Iniciam na próxima segunda-feira, 26, e seguem até o dia 02 de março, as inscrições para participar do Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio, na cidade de Latina, na Itália. No total, seis jovens agricultores farroupilhenses terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias nas culturas de kiwi e uva, em um período de 30 dias, entre os meses de abril a maio. Os agricultores serão selecionados por comissão, através de critérios definidos no regulamento.

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari, esse programa tem o objetivo de trazer novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura local, além de incentivar a permanência do jovem no campo. “É importante levar os jovens a conhecerem a realidade de uma região tecnologicamente evoluída na área de fruticultura, trazendo para suas propriedades e comunidade esse conhecimento.  Eles serão multiplicadores de seus conhecimentos em Farroupilha, viabilizando o emprego de novas tecnologias no desenvolvimento da agricultura local, sobretudo na produção de Kiwi e Uva. Além disso, esse convênio tem a finalidade de oferecer mais oportunidades para os jovens se fixarem na propriedade”, destaca.

Os custos serão em boa parte arcados pela Prefeitura de Farroupilha, no valor R$ 30 mil, incluindo o transporte aéreo, despesas com hospedagem e o curso de formação, a contar a fertilização do solo, semeadura, poda, colheita e outros processos de cultivo e produção vitivinícolas e do kiwi. Após o curso todos os participantes serão certificados pela ENADIL (Ente Nazionale per l’Addestramento e l’Istruzione dei Lavoratori), com sede em Latina, Itália. Já o aluno se responsabiliza com alimentação, transporte na cidade, seguro viagem e despesas pessoais.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Farroupilha.

 

GEMELLAGGIO

O Município de Farroupilha e a cidade de Latina, na Itália, celebraram em 2009, o convênio de intercâmbio Gemellaggio, que visa à promoção e ampliação dos laços culturais e econômicos entre essas comunidades, nos termos da Lei Municipal n.° 3.508, de 16-5-2009, e da Delibera n.° 84, de 6-10-2009, Del Consiglio Comunale de Latina.  A partir desse tratado várias ações foram desenvolvidas, entre as quais propiciar intercâmbio e participação em programas didáticos, científicos e culturais entre as instituições, entre eles, programas como este.