Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil. Eleito neste domingo, 28 de outubro de 2018, o candidato do PSL governará o país pelos próximos quatro anos. Com 94,67% das urnas apuradas, o capitão da reserva, com 55,44% dos votos válidos, pôde ser declarado matematicamente eleito. Assumirá como vice o general Hamilton Mourão (do PRTB) na coligação Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Bolsonaro assume o País com o discurso de unificação, combate à violência e fim da corrupção. Nas redes sociais, apoiadores comemoram e nas ruas simpatizantes saem para vibrar empunhando a bandeira nacional.

Líder das pesquisas desde o começo do processo eleitoral, Bolsonaro, com seu discurso forte, sempre despertou sentimentos contraditórios. Para os seus apoiadores, é o salvador da pátria, o único capaz de tirar o país da crise política, econômica e social. Seus críticos, porém, bateram na tecla de que, sem representatividade, experiência e com uma verve áspera, poderia ser um perigo para a democracia brasileira. Nada, porém, conseguiu abalar a candidatura do deputado federal, agora Presidente da República.

Desiludido com a política tradicional, o Brasil assistiu à ascensão do mito, como é tratado pelos admiradores. Jair Messias Bolsonaro, 62 anos, tem como marca posições fortes e polêmicas. Porém, principalmente após o atentado, adotou um tom mais pacificador na busca de angariar votos em segmentos onde tinha grande rejeição.

Família Bolsonaro

Jair Bolsonaro está no terceiro casamento. A primeira esposa, Rogéria Nantes Nunes Braga, é mãe de Flavio, Carlos e Eduardo. Com Ana Cristina Valle, segundo casamento, teve Renan. Em 2007, conheceu sua atual esposa, Michelle de Paula Firmo Reinaldo e teve a sua primeira filha, Laura. A família Bolsonaro tem mais representantes no Legislativo. Flavio Bolsonaro foi eleito senador pelo PSL com mais de 4 milhões de votos. Eduardo conseguiu uma cadeira na Câmara Federal, onde fez quase 2 milhões de votos, a maior votação do País para o cargo de deputado federal. Carlos Bolsonaro é vereador na capital fluminense.

Jair Bolsonaro, 63 anos, é paulista. Nasceu no município de Glicério, região de Araçatuba. Mas foi no Rio de Janeiro onde ganhou destaque. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e em seguida a Academia Militar das Agulhas Negras, formando-se em 1977. Em 1988 ingressou na vida pública. Foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Dois anos depois largou o mandato para tentar uma cadeira como deputado federal, onde permanece até hoje. Foi filiado a outros partidos ao longo de sua carreira política: PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016), PSC (2016-2017)e o PSL (2018).