Lançada programação da La Prima Vendemmia 2020 de Nova Roma do Sul

Nova Roma do Sul lançou oficialmente no último sábado, 30, a edição de 2020 da La Prima Vendemmia. A cada dois anos, a festa atrai milhares de turistas de todo o Estado para a cidade. A última edição, em 2018, levou 20 mil visitantes ao município. O evento ocorre no último final de semana de janeiro e no primeiro de fevereiro, abrangendo assim os dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020.

A programação contempla, entre outras atrações, passeios turísticos pelo interior, degustação de uvas, shows artísticos e musicais, jogos coloniais e o filó italiano encenado, que é um dos destaques do evento.

Na cerimônia, foi coroado, também, o novo trio de soberanas da La Prima Vendemmia, que foi escolhido em evento no final de agosto. A partir de agora, a rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná são as responsáveis por convidar moradores de diversos pontos do mapa gaúcho para que visitem Nova Roma do Sul durante a La Prima Vendemmia.

O que é a festa

Conhecida por ser a festa que costuma abrir o calendário de eventos que celebra a vindima no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia é realizada pela prefeitura de Nova Roma do Sul. Por ocorrer no início da safra e as uvas ainda estarem nas videiras, o visitante tem acesso a uma experiência incrível: ele pode colher a fruta, degustá-la embaixo dos parreirais e ainda tem a oportunidade de participar da famosa pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos. Isso tudo é oportunizado nos passeios que podem ser adquiridos na festa.

O tema desta edição é “À Luz de Lampiões”, rememorando aos tempos em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.

Programação

* A festa ocorrerá nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. A entrada é gratuita;
* Dezenas de expositores estarão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids;
* Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos para os passeios no interior e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado junto de café colonial. A atração é paga à parte;
* Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir.
* Haverá shows musicais com Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet.

Foto: Juliane Tonin