Lançado o lema e o hino da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio

A equipe do Santuário de Caravaggio lançou nesta quinta-feira, 26, informações sobre a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. A fé, a religião e a esperança são importantes aliados para que a sensação de medo e solidão não se fortaleça diante da pandemia do Covid-19. Por isso, a programação de missas e preparação para a data festiva não deixará de ocorrer em 2020.

No entanto, a tendência é de que seja com as portas fechadas ao público, sem aglomerações, mas que tenha transmissão pelas plataformas virtuais e pelos demais veículos de comunicação, como a rádio Miriam Caravaggio. A organização do evento acompanha as notícias sobre o avanço da pandemia para que qualquer decisão final sobre a realização do evento seja tomada. A edição deste ano da Romaria ocorre nos dias 23, 24 e 26 de maio.

O lema deste ano será: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”. O assunto é um retrato dos pedidos que a humanidade faz neste momento de calamidade e temor. “O dom da vida é o que de mais precioso e importante nós temos. Nos basta entender a gravidade do que está acontecendo no mundo, respeitar as orientações dos órgãos mundiais de saúde e rezar para que a Mãe de Caravaggio interceda por todos. É preciso dar sentido a vida”, afirma o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

De acordo com o reitor, a romaria não deixará de acontecer, mas será de uma maneira diferente, mas segura e simbólica. Ele comenta que há ainda dois meses até lá e, se o cenário do país for bastante diferente, a equipe organizacional e os sacerdotes vão avaliar novamente essa decisão de manter a programação apenas virtual.

O hino também já está pronto, tendo a voz e composição do cantor Leandro Ávila. A letra tem um apelo importante no instante em que o mundo se volta a um risco tão grande. “Neste tempo de enfermidade e provação para proteger a vida, despertai nosso louvor, despertar a nossa oração: é quase uma oração, uma súplica para que tenhamos a proteção da Virgem de Caravaggio neste momento de tanta dificuldade e dúvida”, conta Ávila.

O Instagram, o Facebook, o YouTube, a WebRádio e a rádio Miriam Caravaggio serão alguns dos formatos em que as missas poderão ser transmitidas. Na última edição da festa, mais de 500 mil acessos foram contabilizados nas plataformas de transmissão.

 

 

LETRA DO HINO

Ó Maria mãe do cuidado
Neste tempo de enfermidade e provação
pra proteger a vida,
Despertai nosso louvor, despertai a nossa oração
Pra que venha o vosso reino, de justiça de amor
por todos os povos da terra
nosso clamor, nossa oração

Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe compassiva
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.
Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe tão querida
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.

Ó Maria, mãe de ternura,
Ensinai-nos, a verdadeira compaixão
Dai-nos a graça de reconhecer teu filho,
No rosto de todos os irmãos,
No pobre, na criança , no idoso, no encarcerado,
Em quem tem fome de amor,
Em quem que tem fome de pão.

 

Ouça o hino da Romaria 2020:

 

Ficha técnica:

Autor de letra e música: Leandro Ávila
Arranjo e produção: Rodrigo Ziliotto
Violão, Contrabaixo e Instrumentos virtuais: Rodrigo Ziliotto
Piano: Luis Henrique “New”
Guitarra: Renan Marchetto
Voz: Leandro Ávila e Mariana Ávila
Vocais: Gilmar Ziliotto, Mariana Ávila e Rodrigo Ziliotto