Manutenção da ponte sobre o Rio das Antas na ERS-448 deve iniciar na próxima semana

O Daer prevê iniciar na próxima semana  o conserto da ponte que passa sobre o Rio das Antas e liga Nova Roma do Sul à Farroupilha pela ERS-448. A estrutura inaugurada na década de 30 apresenta rachaduras há algum tempo. Ela teve a substituição do concreto em 1965 e a partir desta data somam-se mais de 50 anos sem grandes manutenções.

O ponto em que há maior desgaste é no centro da ponte, onde pedaços do asfalto estão se soltado, criando degraus e deixando à mostra a armação de ferro que sustenta a via.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, explicou que as vigas de sustentação não sofreram avarias e que a estrutura não corre risco de cair.

Após análise na estrutura o Daer constatou a necessidade da abertura da laje e não somente do seu reforço. Os trabalhos serão realizados pelo Daer em parceria com a prefeitura de Nova Roma do  Sul. A chapa colocada pela prefeitura de Nova Roma do Sul serve como reforço para que os veículos possam continuar transitando pelo local. Logo, não haverá interdição.

Para a obra serão usados materiais e equipes próprias da autarquia, dispensando a necessidade de aplicação de novos recursos. A conclusão deve ocorrer em cerca de 30 dias.

Conforme informação do Daer os danos causados no local ocorrem por conta do excesso de velocidade dos veículos que também excedem o limite de peso da estrutura.

Durante os trabalhos de manutenção os usuários devem respeitar o limite de velocidade de 30 km/h e o limite de peso de 24 toneladas. O trafego de veículos  poderá ser  interditado em alguns momentos.

 

Veja como está o trecho:

 

Foto: Douglas Fávero Pasuch / Divulgação

Imagens: 1º Tenente José Elton Silveira / Brigada Militar