Matriz de São Marcos acolhe última noite de peregrinação em preparação a 120ª Romaria Votiva

Na noite desta sexta-feira, 24, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio esteve na Matriz da Paróquia São Marcos, de Farroupilha. A missa marcou a quinta noite de orações em preparação a 120ª Romaria Votiva, encerrando a peregrinação realizada nas capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini. Além dele, estiveram presentes os sacerdotes  Jairo Gusberti, Gilnei Fronza e Jaime Gusberti. Ao fim da celebração, os devotos puderam tocar no manto da Mãe de Caravaggio, despertando a emoção dos fiéis que aproveitaram para pedir e agradecer pela sua intercessão.

Desde o dia 20 de janeiro, as missas estavam sendo celebradas em capelas da paróquia de São Marcos. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Neste sábado, 25, quem promove a missa é a Paróquia Santa Cruz de Nova Milano. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do quinto dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com pároco Pe. Ademar Pelegrini:

 

Histórico da comunidade

A Paróquia de São Marcos, de Farroupilha, foi criada pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker em 30 de dezembro de 1913. Anteriormente, pertencia a paróquia de Caravaggio, município de Bento Gonçalves. O primeiro pároco foi o padre Carmine Fasulo, permanecendo até 7 de janeiro de 1923.

A partir desta data, vários padres atenderam a comunidade. Todos eles, muito zelosos, deixando legado positivo de muito trabalho e dedicação na formação cristã dos paroquianos. O pároco que mais permaneceu e trabalhou na Paróquia de São Marcos foi o padre Adelino Fôrmolo, falecido em dezembro de 1997.

A paróquia é formada pela matriz dedicada ao Evangelista São Marcos e nove comunidades, dedicadas à devoção de seus padroeiros. São elas: São Valenti, Nª Sª Assunta, São Paulo, São João Batista, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Saúde, capitel São José da Busa, São Pedro e Santo Antônio.

A Matriz e todas as capelas possuem grupos próprios de liturgia e canto e os outros serviços próprios das comunidades. Na Matriz, os grupos de liturgia e canto, são organizados por final de semana dentro do mês.

O padre Ademar Pellegrini é o Pároco da paróquia focando seu trabalho nas celebrações e na formação cristã das famílias, desenvolvendo cursos para ministros, catequistas, grupos de liturgia e canto, equipes administrativas e demais grupos que auxiliam na paróquia.

A Matriz realiza duas festas anuais: a do padroeiro São Marcos e no mês de agosto a festa em louvor a São Roque. Na matriz e nas comunidades celebram-se as datas dedicadas aos padroeiros com intensa preparação. A Missa é sempre o momento central das festividades.

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila