Mesários devem retirar carta convocatória junto ao Cartório Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral solicita que os mesários convocados para a Eleição 2018 se dirijam até o Cartório Eleitoral do município para retirar sua carta convocatória. Com isso, o Cartório Eleitoral de Farroupilha solicita que os mesários da última eleição e os voluntários compareçam na sede do órgão, na rua Thomas Édson, 291, das 12h às 19h. Os mesários convocados atuarão nas mesas receptoras de votos e justificativas e como auxiliares das juntas eleitorais no dia 7 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 28 de outubro.

Em Farroupilha há 171 sessões eleitorais, contendo quatro mesários em cada uma delas, ou seja, 684 pessoas. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral do município, Alexandre Boher, alguns dos convocados deverão participar de um treinamento em setembro, que será realizado na Câmara de Vereadores. O dia e horário do encontro está especificado na carta convocatória.

“O presidente e o primeiro mesário participarão de uma reunião de treinamento, que vai acontecer na primeira quinzena de setembro. Essa reunião é dividida em turmas em função da grande quantidade de pessoas convocadas. Serão duas turmas com o treinamento na Câmara de Vereadores”, explica Boher.

A listagem dos mesários está fixada na sede do Cartório eleitoral de Farroupilha e também pode ser conferida no site do Tribunal Regional Eleitoral.

 

Número de eleitores

Até o momento, Farroupilha possui 55.590 eleitores. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, esse não é necessariamente o número de eleitores que irá votar nas eleições 2018, pois alguns estão com os direitos políticos suspensos, entre outros fatores que podem reduzir esse total. O chefe Alexandre ainda comenta que por ser uma eleição geral, vários eleitores devem se abster. “Sendo uma eleição geral, é esperado uma abstenção significativa na ordem de 10% a 15% do eleitorado”, salienta.

 

Cadastramento Biométrico

O cadastramento biométrico dos eleitores farroupilhenses será abordado novamente após o segundo turno das eleições. De acordo com o Cartório Eleitoral, cerca de 40% a 45% do eleitorado de Farroupilha já está cadastrado biometricamente. A expectativa é finalizar esse trabalho até o início de 2020 na cidade.

 

Ouça a entrevista com o chefe do Cartório Eleitoral de Farroupilha, Alexandre Boher:

 

Foto: Flickr/ TRE-RJ