Missa em preparação à Romaria Votiva chega a quarta noite na Linha 47

Na noite desta quinta-feira, 23, a missa em preparação à 120ª Romaria Votiva foi realizada na comunidade Nossa Senhora da Saúde, na Linha 47. Estiveram presentes os padres Gilnei Fronza, Jocimar Romio, Ademar Pelegrini e Jaime Gusberti. Essa celebração marcou o quarto dia de encontros que culminarão com a festa do dia 1° e 2 de fevereiro. Os devotos, muitos deles agricultores, aproveitaram o momento para agradecer Nossa Senhora pela intercessão da chuva, após extenso período de estiagem.

Até o dia 24 de janeiro, as missas serão celebradas em capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta sexta-feira, 24, quem promove a missa é a Paróquia de São Marcos, acolhendo a comunidade Santo Antônio. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do quarto dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com Marli Carrer Marchet:

 

Confira o vídeo feito com Neiva Paese Pozza:

 

Histórico da comunidade

A história dos primeiros imigrantes é fruto de muita coragem, esperança, união, trabalho e fé. Em 1876, logo após a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região de Farroupilha, também chegaram na localidade que hoje conhecemos como Linha 47. Vieram das regiões do Vêneto e da Lombardia.

A primeira atividade foi abrir uma clareira no meio da mata, nos lotes a eles destinados e logo trataram de construir as primeiras casas de tábuas rústicas. Ao mesmo tempo, construíram uma pequena capela no lote 47, da Linha Jansen, doado pela família de Natale Brazzanelli. A padroeira escolhida pelos moradores foi Nossa Senhora da Saúde a quem pediam proteção, tendo em vista muitas doenças que vitimavam muitas pessoas, principalmente crianças.

Após alguns anos, uma capela maior foi construída e também uma torre, ambas em madeira, no lote 52. Naquela época a capela pertencia à Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, na sede da Colônia. Em 1893 foi criado o Curato de Caravaggio e está capela passou a ser atendida por este Curato, até dezembro de 1913 quando foi criada a Paróquia de São Marcos.

Em 1919 foi construída a atual capela, grande e bonita. Segundo relato orais, a atual capela foi construída nos arredores da antiga de madeira já existente e que foi demolida na hora de colocar os ladrilhos do piso.

Os moradores da localidade sempre tiveram muita fé e mantiveram, ao longo do tempo, as devoções trazidas pelos imigrantes italianos. A comunidade sempre serviu para reunir as famílias para a oração, para as festas e para o encontro dos moradores.

Todos os anos os moradores fazem uma grande festa no mês de novembro para celebrar Nossa Senhora da Saúde, precedida de preparação e tendo como centro a celebração da eucaristia. A comunidade mantém uma organização com diversos serviços, tais como: Equipe administrativa, equipe de liturgia, catequese, coral, ministros da eucaristia, capelinhas, grupo de jovens e Associação Nossa Senhora das Dores.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila