Missa preparatória para a 119ª Romaria Votiva foi realizada em Santos Anjos nesta quarta-feira

A celebração do quarto dia em preparação a 119ª Romaria Votiva foi promovida pela comunidade Santos Anjos, pertencente a Paróquia da Forqueta. A missa iniciou com a procissão junto a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio até o interior da igreja. Estiveram presentes membros da comunidade e dos arredores. Quem presidiu a celebração foi o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, e o pároco da paróquia da Forqueta, padre Celso Ciconetto.

Hoje, dia 24, se encerram as visitas às igrejas da paróquia de Forqueta. Já do dia 25 de janeiro ao dia 1º de fevereiro, as comunidades participam das missas diretamente no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, sempre às 20 horas.

Ao longo dos 13 dias que antecedem a grande festa votiva, realizada no dia 02 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta quinta-feira, dia 24, a missa será na Igreja Santo Antônio (Matriz). Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Histórico da comunidade

A Comunidade de Santos Anjos, pertence ao 4º distrito de Farroupilha e é uma das 17 comunidades que formam a Paróquia Santo Antônio de Forqueta. A região de “Santi Angeli”, como era inicialmente denominada, iniciou sua colonização poucos anos depois da chegada dos primeiros imigrantes italianos em Novo Milano, no ano de 1875. As famílias viviam essencialmente da agricultura. Plantavam para a sobrevivência: trigo, milho, feijão, arroz e cultivavam a videira. A primeira capela foi construída por volta do ano de 1889, nas terras de Vitório Servelin e abrangia uma grande área. Anos depois, houve o desmembramento, formando mais comunidades.

A comunidade de Santos Anjos construiu sua capela nas terras de Olivo Cappelletti. Na década 40 houve mais um desmembramento, surgindo assim a comunidade da Nossa Senhora da Salete.

A atual capela de Santos Anjos foi inaugurada no ano de 1949, em terras doadas por José Perini. A construção foi em forma de mutirão, com a participação e entusiasmo de todas as famílias.

Na época da construção da atual igreja a comunidade era formada por 27 famílias, entre elas: Bridi, Broilo, Cappelletti, Cervelin, Colombo, De Gasperi, Milesi, Perini, Radaelli.

No aspecto econômico, as famílias que aí residiam dedicavam-se ao cultivo da videira e a fruticultura. Em decorrência disso surgiram várias agroindústrias e com a produção de vinhos de qualidade, concorrendo com os melhores do mercado.

A famílias preservaram os valores culturais e religiosos. Nas dificuldades, buscam na fé a forças para continuarem suas atividades. Por ocasião do cinquentenário da construção da atual igreja no ano de 1999, houve grandiosos festejos, com presença de inúmeras autoridades e grande público. Padre Darci Bortolini, então pároco, solenemente enalteceu a comunidade e às famílias que construíram o magnífico templo e à devoção dos Santos Anjos.

No mês de setembro é realizada a festa em honra aos padroeiros, com intensa preparação e participação popular. A missa é sempre o centro das festividades.

A comunidade se organiza a partir do conselho comunitário e os seus diversos serviços: equipe administrativa, equipe de liturgia, canto, catequese, as zeladoras de capelinhas, o grupo de jovens, o apostolado da oração. Também estão integrados à comunidade o clube de mães, a sociedade das bochas e de abastecimento de água.

Em 2018, comunidade foi renovada espiritualmente com as santas missões que foram pregadas pelos padres saletinos.

 

Confira as fotos da celebração na Comunidade Santos Anjos:

Fotos: Leandro Ávila

 

PROGRAMAÇÃO

Missas celebradas nas comunidades da Paróquia Santo Antônio, de Forqueta (Caxias do Sul), às 20 horas:

24/01 – Igreja Santo Antônio (Matriz)

Missas celebradas no Santuário, às 20 horas:

25/01 – Paróquia Jesus Bom Pastor
26/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
27/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
28/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira
29/01 – Paróquia São Marcos
30/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
31/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul
01/02 – Paróquia Santa Cruz, de Nova Milano

Dia 02/02 – Romaria Votiva

Durante a manhã, a programação inicia às 9h, com a primeira missa. Às 10h30, ocorre celebração solene, seguida da tradicional procissão das máquinas pela Avenida Dom José Barea, e posterior bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. À tarde, às 12h30, ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h, e missas às 15h, 16h e 17h.