Moradores da Linha 30 relatam poluição no Arroio Biazus

Os moradores da comunidade de Linha 30 constataram na manhã desta terça-feira, dia 11, novos indícios de poluição no Arroio Biazus. Eles dizem que desta vez a quantidade de espuma sobre a água é ainda maior. No início deste mês, eles já haviam percebido contaminação no riacho. O trecho em que se observa a presença da substância fica localizado após o desague de um rio que vem da comunidade de Monte Bérico ou Linha Palmeiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Farroupilha, Miguel Angelo de Souza, a equipe enviou ainda no dia 03, dia em que foi constatada pela primeira vez a presença de espuma, um ofício à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para que fosse feita uma investigação. O secretário ainda comenta que já há uma empresa suspeita de ter feito o descarte indevido do material. Segundo a lei, a empresa que for pega fazendo o descarte ilegal em rios da cidade sofrerá multa.

Na tarde desta terça-feira, o fiscal da secretaria deve enviar um novo oficio a FEPAM e a Patrulha Ambiental (PATRAM), cobrando medidas sobre a ocorrência. De acordo com Miguel Angelo, alguns casos envolvendo empresas maiores não são de responsabilidade do município, mas sim do estado. Sendo assim, o município colabora intermediando o pedido de fiscalização.

 

Foto: Janaina Ganzer e Cesar Beux