Novo presídio estadual de Bento Gonçalves tem capacidade para 420 presos

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 03, o novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves. Ao todo, são 420 vagas, que serão preenchidas em parte pelos atuais ocupantes do presídio da cidade, localizado no Centro, que será desativado gradativamente. A estimativa é concluir a transferência em 30 dias. Dez dos 360 apenados que estão no antigo presídio já foram transferidos para o novo presídio.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário de Segurança Ranolfo Vieira Júnior e do secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. O governador Eduardo Leite disse que mais do que uma estrutura física o novo presídio deve mudar uma cultura de tratamento do sistema prisional para que se tenha melhores resultados no processo de reinserção dos detentos na sociedade.

Na mesma linha do governador do Estado, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, disse que  o novo presídio não é só uma casa de contenção, mas de reciclagem de trajetórias humanas. “Vamos devolver à sociedade pessoas que reconstruíram suas vidas a partir da dignidade e da condição mínima de cidadão”, destacou  o secretário.

Construída em área de 5,6 mil metros quadrados, na localidade de  Barracão, a nova casa prisional conta com ambulatório, cozinha, área de isolamento, módulo para revista, refeitório, casa de bombas, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia e área administrativa, além de espaços reservados para atividades educativas e ao trabalho prisional.

O presídio conta com sistema de abertura e fechamento automático das portas e a nova modalidade de gestão dos presídios, na qual a rotina das galerias pode ser monitorada pela Susepe, através de uma plataforma que percorre o corredor das celas, sem que haja contato direto entre os agentes e os detentos.

Além da nova estrutura física, algumas normas e regras serão determinadas na Penitenciária, como por exemplo, o uso de uniformes. Cada apenado receberá seu aparelho de barbear, entre outros materiais para higiene diária. De acordo com a Susepe, grande parte das celas possuirá oito camas de concreto. Outras celas, foram adaptadas para receber pessoas com necessidades especiais. Com a nova casa, os agentes penitenciários não terão mais contato físico com os detentos. As celas são térreas, enquanto o monitoramento é realizado no segundo pavimento.

O investimento total foi de R$ 31 milhões, por meio de permuta com a construtora pelo prédio que abriga a Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Bento Gonçalves.

Além de participar da entrega do presídio, o governador visitou a Mercopar, em Caxias do Sul. Em sua 28ª edição, é uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina. Neste ano tem 315 expositores focados em diferentes setores, como metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais e tecnologia da informação. Também este à tarde juntamente com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, da inauguração da nova sede do 3° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar em Garibaldi. No novo espaço, trabalharão cerca de 50 policiais do policiamento rodoviário da Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte.

 

Confira o vídeo que mostra a estrutura interna do presídio:

 

Confira as fotos da inauguração do novo presídio em Bento Gonçalves:

 

Ouça a entrevista com o governador do Estado Eduardo Leite:

 

Fotos: Celso Sgorla e Susepe