Paróquia de Nova Milano celebra preparação para a Romaria Votiva no Santuário de Caravaggio

A comunidade da paróquia Santa Cruz, de Nova Milano, foi quem realizou, neste sábado, 26, a missa do sexto dia em preparação a 120ª Romaria Votiva. Desde ontem, as celebrações estão sendo presididas no Santuário de Caravaggio, uma vez que, anteriormente, elas ocorriam nas capelas da paróquia de São Marcos. Estiveram presentes os sacerdotes Gilnei Fronza e o pároco Pe. Odair Rizzo. Ao longo da celebração, foram ofertados, em frente ao altar, frutos cultivados por agricultores da comunidade.

Desde o dia 20 de janeiro, as missas estavam sendo celebradas em capelas da paróquia de São Marcos. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Neste domingo, 26, quem promove a missa é a Paróquia Jesus Ressuscitado. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do sexto dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com pároco Pe. Odair Rizzo:

 

Confira o vídeo feito com Andréia Werner Spinelli:

 

Histórico da comunidade

Em 20 de maio de 1875, vindos de Milano, Itália, chegam à região de Nova Milano os primeiros imigrantes italianos. Sendo famílias de formação religiosa católica, logo se encontraram para rezar o terço e as ladainhas de Nossa Senhora, em uma choupana, coberta com ramos de árvores.

Mais tarde, a família Turcatti construiu pequeno Oratório de pedra. Ali eram realizados encontros e celebrações de Missas. Os primeiros padres que atendiam a região eram Jesuítas, depois os padres de Nova Vicenza, hoje Farroupilha.

Entre os anos de 1897 e 1898, a sede passou para comunidade de São José, onde foi construída a primeira igreja da região, atendida pelo padre Carlista Henrique Domingo Poggi. Posteriormente, a sede passou para a capela de Santa Cruz de Nova MIlano.

Em 1921 houve a inauguração e bênção da atual igreja, que em 1922, por decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, tornou-se a matriz da Paróquia de Santa Cruz de Nova Milano.

O primeiro pároco foi o Padre Albino Agazzi. Pelo incansável trabalho em prol da organização e desenvolvimento da comunidade, recebeu o título de Monsenhor. A  paróquia teve o apoio religioso das irmãs Carlistas que criaram a primeira escola, hoje, Escola Santa Cruz que é o centro cultural do 4º Distrito, formando jovens das várias comunidades.

A religiosidade das famílias proporcionaram o surgimento de inúmeras  vocações sacerdotais e religiosas. Inúmeros  padres atuaram na Paróquia, entre eles podemos citar: Henrique Salvagni, Maximiliano Benini, João Domingos Viecelli, Mário Luchese, Fábio Piazza. Com breves passagens, sucessivos padres assumiram a paróquia.

Atualmente, padre Odair Rizzo coordena toda a vida religiosa da matriz e das dez comunidades/igreja, sendo quatro dedicadas à devoção de Nossa Senhora sob vários títulos: da Saúde, Auxiliadora, Caravaggio e Lourdes; quatro  dedicadas aos santos padroeiros: São Miguel, André Avelino, João Batista, São José e dois oratórios dedicados à devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de Caravaggio.

A paróquia, com sua Matriz e as comunidades estão organizadas pelos conselhos comunitários e contam equipes administrativas, grupo de liturgia, canto, ministros da Eucaristia, grupos de jovens, catequese e clubes de mães.

A Matriz celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora e a veneração da Santa Cruz com grandes festividades, no mês de agosto. Nas comunidades também celebram-se os padroeiros com intensa preparação e dia festivo, sempre muito concorrido. A celebração da Missa é  o centro das festividades.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila