Paróquia Jesus Bom Pastor realizou penúltima missa preparativa à Romaria Votiva

O Santuário de Caravaggio, recebeu nesta quinta-feira, 30, a penúltima celebração em preparação a 120ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Jesus Bom Pastor. A missa foi presidida pelo Padre José Mussoi e concelebrada pelos padres Gilnei Fronza e Alcindo Trubian, que no dia de ontem, festejou 48 anos, de vida sacerdotal. 

Desde o dia 20 de janeiro, as missas estavam sendo celebradas em capelas da paróquia de São Marcos. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta sexta-feira, 31, quem promove a missa é a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do décimo primeiro dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo com o pároco Pe. José Mussoi:

 

Histórico da comunidade

A cidade de Farroupilha, nas últimas décadas, viveu intenso crescimento populacional e novos bairros foram surgindo. Uma única Paróquia coordenava toda a vida religiosa da população da cidade e inúmeras comunidades rurais. Embora, com a dedicação e zelo dos padres que atuavam, e após um período de estudo e planejamento que envolveram as comunidades, o bispo e os padres, decidiu-se desmembrar a cidade em mais Paróquias. Assim surgiu a paróquia de Jesus Bom Pastor.

Em três de março de 2001, com a  celebração da Missa na igreja da comunidade São João Batista, do Bairro Primeiro de Maio, com a presença do Bispo, D. Paulo Moretto e inúmeros sacerdotes,  foi solenemente instalada a Paróquia dedicada a Jesus Bom Pastor. Na mesma data foi empossado o Pe. Valdir Thums como o primeiro pároco que permaneceu a frente dos trabalhos pastorais  até janeiro de 2009.

A Paróquia é formada por  dez comunidades-igreja, das quais, quatro dedicadas à devoção de nossa Senhora, sob os títulos de: Nossa Senhora das Graças, Consoladora, Aparecida e de Caravaggio; seis dedicadas à devoção dos Santos Padroeiros: João Batista, Antônio, João Paulo II , São José e Santa Rita de Cássia.

Desde fevereiro de 2009,  Pe. José Mussoi coordena os trabalhos pastorais nas Comunidades com o apoio do Conselho paroquial de pastoral. Nas comunidades, também lideradas pelo conselho comunitário existem muitos serviços, como: equipes administrativas, liturgia, canto, ministros da eucaristia,  da palavra, da visitação dos enfermos, zeladoras de capelinhas, da acolhida, da esperança, pastoral vocacional, da juventude além de movimentos como:  Apostolado da Oração, Ordem Franciscana, Movimento de Cursilho , Renovação Carismática Católica,  Encontro de Casais com Cristo.

A formação de lideranças leigas para os serviços comunitários é uma das atividades prioritárias do conjunto das comunidades. Um expressivo grupo de liderem participam da Escola de Formação Cristã,  organização da   Região Pastoral de Farroupilha que há mais de quinze anos possui um curso de teologia para leigos que tem como objetivo formar lideranças para os serviços das comunidades.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila