Paróquia Jesus Ressuscitado celebra Romaria Votiva em Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio segue recebendo os fiéis das comunidades de Farroupilha e entorno nas missas celebradas em preparação a 118ª Romaria Votiva. Na noite deste domingo, a Paróquia Jesus Ressuscitado foi acolhida no Santuário. Uma grande quantidade de devotos da paróquia acompanhados pelo pároco, Padre Darci Camatti, estiveram presentes. Padre Darci destacou a grande participação da comunidade que rezou pelos agricultores e agradeceu pela boa colheita. “Todos tem que tomar consciência que vivemos na mesma casa, por isso devemos ter o cuidado para que tudo esteja em harmonia”, disse para Darci.

 

Os encontros que marcam a preparação para o dia festivo realizado em 02 de fevereiro, têm o objetivo de reunir as famílias em oração para que sejam feitos os pedidos de intercessão da Mãe de Caravaggio e os agradecimentos, proporcionando também um momento de reflexão. A Romaria Votiva deste ano tem como lema “Respeitar, cuidar e contemplar a criação” e leva as pessoas a pensarem sobre o cuidado com o Planeta, a preservação desta que é nossa casa comum. Cada comunidade participante se sente honrada em fazer parte dessa peregrinação e encontro com Nossa Senhora de Caravaggio.

 

Histórico da Paróquia

Por volta de  1885, imigrantes  vicentinos instalaram-se no local onde hoje está situado o Bairro  Nova Vicenza  Ali  criaram  condições de sobrevivência. Desenvolveram a agricultura e construíram a primeira igreja.

Com a influência de Domenico Finn, um dos primeiros moradores,  o Padre  Giacomo Brutomesso estabeleceu-se na localidade. Na época foi instalada uma escola sob a responsabilidade das irmãs de São Carlos.

Em 1904, incentivada pelo  padre Cosme Fiorini, a comunidade  a  iniciou a construção da atual igreja dedicada a São Vicente Mártir, concluída e in augurada no ano de 1914.

Com o crescimento da cidade de Farroupilha, e a  necessidade de melhor se atender os diferentes bairros e comunidades, foi  criada a nova paróquia de   Jesus Ressuscitado, em 03 de Março de 2001

Seu primeiro pároco foi P° Sérgio Luiz Minossi, permanecendo por   13 anos,  organizando a nova Paróquia.  Formada, inicialmente,  por 14 comunidades/igreja. Após,  formaram-se   mais  duas. Hoje conta com  16 comunidades/igrejas. São elas: São Vicente Mártir,  Nossa Senhora Medianeira; , São  Braz,  São Roque,  Santa Lúcia e São Pelegrino no  Bairro Centenário,  Nossa Senhora  de Lourdes, Nossa  Senhora Aparecida ,  Nossa S.  da Saúde, Sagrado Coração de Jesus , São Gabriel das Dores,  Nossa  Senhora do  Monte Bérico, Santo Inácio,  Nossa S.  de Fátima,  Nossa Sr° de Caravaggio, Santa Catarina de Sena ,  São João Calábria do  Seminário Apostólico.

Hoje a Paróquia Jesus Ressuscitado tem como Pároco P° Darci Camatti e conta com o auxílio dos Padres da congregação da Divina Providência do Seminário Apostólico Nossa Sr° de Caravaggio e das Irmãs da casa Mater Dei da mesma congregação.

Dentro da Paróquia existem serviços paroquiais e movimentos formados por leigos cristãos comprometidos, que também contribuem para o crescimento e a formação da fé de todos os paroquianos.

Nas comunidades celebram-se as datas dedicadas aos padroeiros com intensa preparação e dia festivo. A celebração da Missa é sempre o centro  das festividades.

O assessor de comunicação do Santuário, Leandro Ávila, conversou com o Padre Darci Camatti. (Ouça o áudio).

 

Missas que serão celebradas no Santuário, às 20h:

29/01 – Paróquia São Marcos

30/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Nova Roma do Sul

31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor