Paróquia Jesus Ressuscitado celebra Romaria Votiva em Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio segue recebendo os fiéis das comunidades de Farroupilha e entorno nas missas celebradas em preparação a 118ª Romaria Votiva. Na noite deste domingo, a Paróquia Jesus Ressuscitado foi acolhida no Santuário. Uma grande quantidade de devotos da paróquia acompanhados pelo pároco, Padre Darci Camatti, estiveram presentes. Padre Darci destacou a grande participação da comunidade que rezou pelos agricultores e agradeceu pela boa colheita. “Todos tem que tomar consciência que vivemos na mesma casa, por isso devemos ter o cuidado para que tudo esteja em harmonia”, disse para Darci.

 

Os encontros que marcam a preparação para o dia festivo realizado em 02 de fevereiro, têm o objetivo de reunir as famílias em oração para que sejam feitos os pedidos de intercessão da Mãe de Caravaggio e os agradecimentos, proporcionando também um momento de reflexão. A Romaria Votiva deste ano tem como lema “Respeitar, cuidar e contemplar a criação” e leva as pessoas a pensarem sobre o cuidado com o Planeta, a preservação desta que é nossa casa comum. Cada comunidade participante se sente honrada em fazer parte dessa peregrinação e encontro com Nossa Senhora de Caravaggio.

 

Histórico da Paróquia

Por volta de  1885, imigrantes  vicentinos instalaram-se no local onde hoje está situado o Bairro  Nova Vicenza  Ali  criaram  condições de sobrevivência. Desenvolveram a agricultura e construíram a primeira igreja.

Com a influência de Domenico Finn, um dos primeiros moradores,  o Padre  Giacomo Brutomesso estabeleceu-se na localidade. Na época foi instalada uma escola sob a responsabilidade das irmãs de São Carlos.

Em 1904, incentivada pelo  padre Cosme Fiorini, a comunidade  a  iniciou a construção da atual igreja dedicada a São Vicente Mártir, concluída e in augurada no ano de 1914.

Com o crescimento da cidade de Farroupilha, e a  necessidade de melhor se atender os diferentes bairros e comunidades, foi  criada a nova paróquia de   Jesus Ressuscitado, em 03 de Março de 2001

Seu primeiro pároco foi P° Sérgio Luiz Minossi, permanecendo por   13 anos,  organizando a nova Paróquia.  Formada, inicialmente,  por 14 comunidades/igreja. Após,  formaram-se   mais  duas. Hoje conta com  16 comunidades/igrejas. São elas: São Vicente Mártir,  Nossa Senhora Medianeira; , São  Braz,  São Roque,  Santa Lúcia e São Pelegrino no  Bairro Centenário,  Nossa Senhora  de Lourdes, Nossa  Senhora Aparecida ,  Nossa S.  da Saúde, Sagrado Coração de Jesus , São Gabriel das Dores,  Nossa  Senhora do  Monte Bérico, Santo Inácio,  Nossa S.  de Fátima,  Nossa Sr° de Caravaggio, Santa Catarina de Sena ,  São João Calábria do  Seminário Apostólico.

Hoje a Paróquia Jesus Ressuscitado tem como Pároco P° Darci Camatti e conta com o auxílio dos Padres da congregação da Divina Providência do Seminário Apostólico Nossa Sr° de Caravaggio e das Irmãs da casa Mater Dei da mesma congregação.

Dentro da Paróquia existem serviços paroquiais e movimentos formados por leigos cristãos comprometidos, que também contribuem para o crescimento e a formação da fé de todos os paroquianos.

Nas comunidades celebram-se as datas dedicadas aos padroeiros com intensa preparação e dia festivo. A celebração da Missa é sempre o centro  das festividades.

O assessor de comunicação do Santuário, Leandro Ávila, conversou com o Padre Darci Camatti. (Ouça o áudio).

 

Missas que serão celebradas no Santuário, às 20h:

29/01 – Paróquia São Marcos

30/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Nova Roma do Sul

31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

Santuário recebe a paróquia de Nova Milano no décimo dia de celebrações preparatórias

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pinto Bandeira celebra a nona missa preparatória a festividade de 02 de fevereiro

Paróquia Santo Antônio abre celebrações preparatórias à Romaria Votiva no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Comunidade de Santa Juliana lota igreja para recepcionar Nossa Senhora de Caravaggio

Emoção marca passagem de Nossa Senhora de Caravaggio pela capela São Vitor e Corona

Capela de São Tiago, 4º Distrito de Flores da Cunha recebe a visita de Nossa Senhora de Caravaggio

Comunidade da Capela Monte Bérico recebeu novena da Romaria Votiva

Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio chega à capela São José no terceiro dia da novena

Comunidade da Capela de Todos os Santos acolhe a Mãe de Caravaggio no segundo dia de novena

Emoção marca abertura da novena da romaria Votiva na capela Nossa Senhora das Dores