Paróquia Jesus Ressuscitado emociona fiéis no sétimo encontro em preparação à Romaria Votiva

O Santuário de Caravaggio recebeu neste domingo, 26, dia votivo de Nossa Senhora de Caravaggio, uma emocionante celebração em preparação a 120ª Romaria Votiva, acolhendo a paróquia Jesus Ressuscitado. A missa teve a presença dos padres Gilnei Fronza, Jairo Gusberti, Gustavo Bonassi e do pároco Darci Camatti. Um dos momentos emocionantes foi a encenação com a entrada de Nossa Senhora e Joaneta, fazendo memória da graça recebida há 120 anos.

Desde o dia 20 de janeiro, as missas estavam sendo celebradas em capelas da paróquia de São Marcos. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta segunda-feira, 27, quem promove a missa é a Paróquia São Pedro e São Paulo de Nova Roma do Sul. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do sétimo dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo da encenação sobre a graça alcançada no dia 02 de fevereiro:

 

Confira o vídeo com o pároco Darci Camatti:

 

Histórico da comunidade

Por volta de 1885, imigrantes vicentinos instalaram-se no local onde hoje está situado o Bairro Nova Vicenza. Ali criaram condições de sobrevivência, desenvolveram a agricultura e construíram a primeira igreja. Com a influência de Domênico Finn, um dos primeiros moradores, o Padre Giacomo Brutomesso estabeleceu-se na localidade. Na época foi instalada uma escola sob a responsabilidade das irmãs de São Carlos.

Em 1904, incentivada pelo padre Cosme Fiorini, a comunidade iniciou a construção da atual igreja dedicada a São Vicente Mártir, concluída e inaugurada no ano de 1914. Com o crescimento da cidade de Farroupilha, e a necessidade de melhor se atender os diferentes bairros e comunidades, foi criada a nova paróquia de Jesus Ressuscitado, em 03 de Março de 2001.

Seu primeiro pároco foi Pe. Sérgio Luiz Minossi, que permaneceu por 13 anos a frente dos trabalhos pastorais. Inicialmente a paróquia era formada por 14 comunidades. Com o surgimentos de novos Bairros nasceram mais duas comunidades, totalizando 16 comunidades. São elas: São Vicente Mártir, Nossa Senhora Medianeira , São Braz, São Roque, Santa Lúcia e São Pelegrino, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida , Nossa Srª da Saúde, Sagrado Coração de Jesus , São Gabriel das Dores, Nossa Senhora do Monte Bérico, Santo Inácio, Nossa Srª de Fátima, Nossa Sr° de Caravaggio, Santa Catarina de Sena e São João Calábria.

Hoje a Paróquia Jesus Ressuscitado tem como Pároco o Pe. Darci Camatti e conta com o auxílio dos Padres da congregação da Divina Providência do Seminário Apostólico Nossa Sr° de Caravaggio e das Irmãs da casa Mater Dei da mesma congregação.

O Pe. Darci, ajudado pelo Conselho Paroquial de Pastoral organiza as atividades pastorais que desenvolvem um grande trabalho evangelizador. Existem inúmeros serviços comunitários como catequese, liturgia e canto, zeladoras de capelinhas, os ministros da eucaristia, da palavra e da esperança, pastoral da criança, do idoso, da juventude, além de movimentos de igreja, como cursilho e encontro de casais com Cristo.

Nas comunidades celebram-se as datas dedicadas aos padroeiros com intensa preparação e dia festivo. A celebração da Missa é sempre o centro das festividades.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila