Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia de Pinto Bandeira celebrou nesta segunda-feira a preparação para à Romaria Votiva

Na noite desta segunda-feira, dia 28, o Santuário de Caravaggio recebeu a primeira comunidade da região para a realização da nona celebração preparatória à grande Romaria Votiva. Os integrantes da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, pertencente a Pinto Bandeira, foram acolhidos na casa da Mãe de Caravaggio. Sacerdotes da cidade vizinha, juntamente com os padres do Santuário, estiveram presentes na missa.

Já nesta terça-feira, dia 29, a partir das 20 horas, é a vez da paróquia de São Marcos. No próximo sábado, dia 02 de fevereiro, ocorre a celebração festiva, sendo que o centro das comemorações é a missa das 10h30, que contará com a presença dos agricultores e comunidade da região. No final da missa é realizada a procissão com as máquinas agrícolas, seguida pela benção dos equipamentos, dos agricultores e das lavouras.

Ao longo dos 13 dias que antecedem a grande festa votiva, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Histórico da comunidade

Pinto Bandeira, como outras comunidades, tem sua história nos primórdios da colonização italiana da região. Até se tornar paróquia em 1922, a comunidade passou por sucessivas etapas: em março de 1890 foi criado o Curato São Paulo Apóstolo. Padre José Francisco Picoli foi o primeiro cura. Sete anos depois, em 1897, chega o padre Luiz Segale à localidade de Pinto Bandeira.

Após alguns anos, em 1899, iniciou-se a construção do novo Templo, agora dedicado a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, inaugurado em 07 de maio de 1902. Em 23 de outubro de 1915 foi sagrado o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia como primeiro Santuário Mariano do Rio Grande do Sul. Em 03 de fevereiro de 1922 foi criada também a paróquia dedicada à devoção de N S do Rosário de Pompéia. Nesta mesma data o Santuário foi confiado aos Missionários Passionistas que continuam até a presente data.

Além do Santuário/Paróquia, 12 comunidades estão organizadas pelo conselho comunitário e contam com equipes administrativas, ministros da Eucaristia, grupo de liturgia, canto, grupos de jovens, catequese, entre outros.

As capelas são dedicadas a seus respectivos santos padroeiros: São Gabriel, Anunciata, Capela Nossa Senhora do Carmo, São Pedro, Nossa Senhora da Misericórdia, Santa Cruz, Santo Antônio, Santo André, São Luiz, São José, São Marcos, Capela Nossa Senhora do Rosário, Gruta de Lourdes e Centro Comunitário Linha Silva Pinto Norte.

Cada comunidade celebra seu padroeiro. A missa é o centro da grande festividade. Atualmente, dois padres trabalham no Santuário: o pároco-reitor, padre Luiz Antonio Mascarello e o vigário paroquial, padre Antônio Roberto Gusso. O primeiro pároco foi o Padre Damaso Trani.

Ao longo dos anos, 04 curas, 21 párocos, 50 missionários e vigários paroquiais construíram a história desta Paróquia dedicada à devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Pinto Bandeira tornou-se o 489º município do Estado do Rio Grande do Sul, desmembrando-se de Bento Gonçalves em 1996.

 

Confira as fotos da celebração promovida pela paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira:

Fotos: Leandro Ávila

 

PROGRAMAÇÃO

Missas celebradas no Santuário, às 20 horas:

29/01 – Paróquia São Marcos
30/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
31/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul
01/02 – Paróquia Santa Cruz, de Nova Milano

Dia 02/02 – Romaria Votiva

Durante a manhã, a programação inicia às 9h, com a primeira missa. Às 10h30, ocorre celebração solene, seguida da tradicional procissão das máquinas pela Avenida Dom José Barea, e posterior bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. À tarde, às 12h30, ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h, e missas às 15h, 16h e 17h.