Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra última missa em preparação a 120ª Romaria Votiva

Para encerrar o calendário de missas em preparação a 120ª Romaria Votiva, o Santuário de Caravaggio acolheu a paróquia Sagrado Coração de Jesus. Quem presidiu a celebração foi o Padre Paulo Gasparetto, concelebrada pelos padres Gilnei Fronza, Jocimar Romio e Jairo Gusbertti. Em todos os doze encontros, a comunidade das paróquias se fez presente, demonstrando sua fé e devoção pelas graças alcançadas ao longo dos anos.

Desde o dia 20 de janeiro, as missas estavam sendo celebradas em capelas da paróquia de São Marcos. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região presidiram os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, neste sábado e domingo, ocorre a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

A rádio Miriam Caravaggio fará a cobertura da Romaria Votiva neste sábado, 01, transmitindo, também, as missas das 10h30 e 20 horas. No domingo, 02, também será transmitida a celebração das 11 horas, presidida pelo bispo Dom José Gislon. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do décimo segundo dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Histórico da comunidade

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus teve início no Bairro Nova Vicenza, onde hoje se encontra a igreja São Vicente Mártir. Lá se estabeleceram os primeiros imigrantes vicentinos e fundaram sua comunidade, inaugurando a atual igreja em 1914, sob a orientação espiritual do padre Cosme Fiorini.

Em 1918, D. João Becker, arcebispo de Porto Alegre, em visita à região, e por visualizar o desenvolvimento promissor do  povoada situado nas proximidades da Estação Férrea, decretou a transferência da sede da paróquia para o local onde hoje se encontra a Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Essa transferência provocou descontentamento e sofrimento aos habitantes, mas, as circunstâncias da época acenavam para um maior crescimento próximo à ferrovia.

Numa quadra de terras doadas pela família de Carlos  Fetter, em 1919, sob a coordenação do padre Luigi Segale, teve início as atividades religiosas junto à população local.

Padre Luigi permaneceu até 1921. Com breve passagem na nova Paróquia esteve o  Pe. Alberto, religioso Passionista, O padre Thiago Bombardelli, foi o primeiro padre a residir na nova paróquia. Padre Thiago realizou a bênção da capela provisória dedicada à devoção do S. C. de Jesus. Incentivou a construção do Colégio N S de Lourdes,  em madeira, mandou elaborar o projeto da atual igreja matriz, incentivou a vinda do Colégio São Tiago dos irmãos maristas e a construção do atual Hospital São Carlos. Pelos inúmeros serviços prestados à comunidade, Thiago Bombardelli  faleceu em 15 de março de 1967 e está sepultado no interior da Igreja Matriz.

Sucederam  na coordenação da paróquia os  Padres: Waldomiro Minella, Rui Lorenzi, Antônio Galiotto, Paulo André Romani, Valdemar Pagnocelli, Delvino Marin e Jorge Parisotto.  Atualmente o Padre Paulo Roque Gasparetto coordena os trabalhos pastorais.

A paróquia é formada pela matriz dedicada à devoção do Sagrado Coração de Jesus e seis comunidades, dedicadas à devoção de seus padroeiros. São elas: São Pio  X; São  Luiz,  Nª Sª do Rosário de Pompéia, São Paulo da Cruz,  São José e São Francisco.

A Matriz e todas as comunidades possuem grupos próprios de liturgia, cantos, catequese, ministros, da eucaristia e da Palavra, entre outros, sempre coordenados na sua organização pelo conselhos comunitários. A festa do padroeiro é realizada no mês de junho. Nas comunidades celebram-se as datas dedicadas aos padroeiros com intensa preparação. A celebração da eucaristia é sempre o momento central do dia festivo.

 

Programação dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila