Prefeitura de Farroupilha inicia implantação de ciclofaixa na área urbana

Com o intuito de proporcionar mais um espaço de lazer voltado para a prática de exercícios, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Esperte, Lazer e Juventude, juntamente com outras secretarias e instituições, iniciou a pintura da primeira ciclofaixa na área urbana do município. A rota contemplará um trecho da avenida Armando Antonelo, entre a rua Papa João XXIII e rua Coronel Pena de Moraes.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha, Sedinei Catafesta, a ciclofaixa terá cerca de 1 km. “Ela tem uma extensão de quase 1 km, mas se tu for fazer o circuito, vai dar tranquilamente, fazendo de 6 a 10 km com a sua bicicleta em um lugar seguro, especializado para isso, sinalizado para a prática desse esporte”, comenta o secretário. O objetivo é concluir a pintura e sinalização do espaço na metade deste mês, mas isso dependerá das condições do tempo.

A implantação de espaços destinados aos ciclistas faz parte do Plano Cicloviário Integrado (PCI), que prevê a instalação das faixas em várias ruas da zona urbana.

 

Ciclofaixa na Rodovia dos Romeiros

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude também vem trabalhando na reformulação da via para ciclistas em direção a Caravaggio, pela Rodovia dos Romeiros. A pasta está em tratativas junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para que haja a redução do limite de velocidade nesta estrada, passando de 60km/h para 40 km/h. O objetivo é que a ciclofaixa esteja integrada a via de rolamento, sendo compartilhada por carros e bicicletas. Aquele pequeno espaço asfáltico que se estende da via vai servir somente para pedestres. De acordo com Catafesta, assim que a equipe terminar a implantação na avenida Armando Antonelo, eles se dirigirão para o trabalho em direção a Caravaggio. O objetivo é concluir até o mês de fevereiro.

 

Foto: Sedinei Catafesta