Prefeitura de Farroupilha pretende revitalizar Parque Santa Rita

Um dos pontos turísticos que já foi um dos mais bonitos de Farroupilha, o Balneário/Parque Santa Rita está sem manutenção em sua estrutura há alguns anos. O local era administrado por um comodato, que é quando um bem é entregue por um determinado tempo e quem o recebe deve fazer a manutenção e devolvê-lo no mesmo estado de conservação. Após o falecimento do responsável pelos serviços e manutenção, o parque não recebeu mais reparos. Junto a isso, o local tem problemas ambientais, o que impede que sejam feitas intervenções no ambiente.

Nesta segunda-feira, dia 21, os familiares do responsável que ainda residiam no local deixarão o balneário. Com isso, o município voltará a ser o responsável pelo espaço. De acordo com o prefeito em exercício Pedro Pedrozo, quanto ao futuro do parque, ele explica que nos próximos dias se iniciará um estudo e projeto para obter conhecimento do que pode ser feito. Por enquanto, o Balneário Santa Rita permanecerá fechado.

Segundo Pedrozo, o município pretende inserir um café colonial ou algum estabelecimento que atraia visitantes, explorar o local além de suas belezas naturais. “Alguma coisa que possa atrair, que possa levar gente pra lá, muito mais do que só ir olhar a natureza. Por exemplo, no Parque na Imigração Italiana com o Museu do Vinho e quem sabe um café. O Parque dos Pinheiros tem o restaurante. O Salto Ventoso tem o restaurante, as lancherias. Provavelmente o Parque Santa Rita tenha que ter o mesmo formato”, comenta.

Somente o estudo poderá esclarecer o que pode ser feito no local, pois os entraves ambientais poderão impedir maiores obras para estruturação do parque.

 

Ouça entrevista completa com o prefeito em exercício Pedro Pedrozo:

 

Foto: Gleici Trois