Prefeitura oferece cinco vagas para intercâmbio na cidade portuguesa Cadaval

A Prefeitura de Farroupilha lançou neste semana mais uma oportunidade para interessados em realizar intercâmbio na cidade de Cadaval, em Portugal. Ao todo, são cinco vagas ofertadas, duas para a categoria Agronomia, Enologia ou Administração, duas para Turismo e uma vaga para a categoria Gastronomia. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 07, das 9h às 16h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC). É preciso estar munido com a cópia da identidade e CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

A oportunidade faz parte do Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio e Enoturismo de Farroupilha. O resultado da classificação dos candidatos será divulgado na segunda-feira, 10, às 15h, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O intuito é que a viagem ocorra já na segunda quinzena de março.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, esse programa permite a qualificação de jovens e adultos em áreas importantes para o desenvolvimento da região. “Acredito que seja uma oportunidade incrível pra quem já trabalha nessa área ou tem vontade de desenvolver algum serviço nessa área, porque Portugal hoje é o País do mundo onde há o maior consumo per capita de vinhos, temos um dos principais destinos enogastronômicos do mundo, então a gente tem uma possibilidade de conhecimento novos, de trazer novas ideias e de trocar experiencias”, argumenta Casali.

Não há custo para inscrição. O candidato selecionado terá as passagens e hospedagens pagas, arcando somente com os custos pessoais, como alimentação e deslocamento dentro da cidade de Cadaval. Este é o terceiro intercâmbio promovido pelo município, já tendo beneficiado seis jovens. Nas edições anteriores, os participantes realizaram a qualificação na cidade de Latina, na Itália.

 

Requisitos para a inscrição:

  1. ser maior de 18 anos e menor de 40 anos de idade;
  2. ser morador do município de Farroupilha;
  3. ser agricultor ou filho de agricultor, no exercício da atividade, preferencialmente na área de enologia e produção de uvas (para os inscritos na categoria Agronomia, Enologia ou Administração);
  4. residir na propriedade agrícola (para os inscritos na categoria Agronomia, Enologia ou Administração);
  5. exercer atividades relacionadas ao Turismo, preferencialmente ao Enoturismo; (para os inscritos na categoria Turismo);
  6. exercer atividades relacionadas a gastronomia, (em caso dos inscritos na categoria Gastronomia);
  7. possuir ensino médio completo;
  8. não ter sido beneficiado por programa de intercâmbio ofertado pelo Município de Farroupilha.

Critérios de seleção:

Os candidatos serão selecionados e classificados de acordo com a seguinte ordem:

  1. curso superior completo nas áreas de agronomia, enologia, administração, turismo ou gastronomia;
  2. curso técnico completo na área de agronomia, enologia, administração, turismo ou gastronomia;
  3. curso superior incompleto nas áreas de agronomia, enologia, administração, turismo ou gastronomia;
  4. ensino médio completo.

No caso de empate, haverá sorteio público.

 

Farroupilha e Cadaval: cidades irmãs

Assim como Farroupilha, a cidade de Cadaval é conhecida por conta da excelência na produção de espumantes e vinhos de grande qualidade, devido à extensão de terra cultivada na região, aliado ao conceito aplicado na criação de vinhos. A assinatura do termo de cooperação com essa cidade ocorreu dia 20 de setembro 2019, durante a realização do Festival do Moscatel, em Farroupilha.

 

Ouça a entrevista com o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali:

 

Foto: Prefeitura de Farroupilha – divulgação