Presidente da FUCS, professor Ambrósio Luiz Bonalume falece aos 73 anos

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, faleceu no final da noite de quarta-feira, dia 16 de janeiro, no Hospital Virvi Ramos. O velório ocorre, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, instituição da qual foi parlamentar. O sepultamento será em Santa Lúcia do Piaí, na sexta-feira, dia 18 de janeiro, às 10h. Ele estava internado no Hospital Virvi Ramos há cerca de dois meses, ao tentar se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC).

Membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, como representante da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, o professor Bonalume foi eleito presidente do Conselho em 2014 e reeleito em 2017.

Graduado em Direito pela UCS em 1973, com Especialização em Ensino e Pesquisa em Direito Privado e Relações Sociais (UCS, 1998) e Mestrado em Direito e Relações Sociais (UFPR, 2001), Ambrósio Luiz Bonalume foi docente do curso de Direito da UCS entre 1976 e 2018.

Na gestão acadêmica e administrativa, o professor Bonalume foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas (2001 e 2003), diretor do Centro de Ciências Jurídicas (de 2002 a 2005), assessor jurídico da Coordenação de Assistência Social (2007), e procurador-geral da UCS (de 2012 a 2014).

Além de suas atividades acadêmicas, Ambrósio Luiz Bonalume foi vereador em Caxias do Sul (de 1977 a 1988 e de 1993 a 1996) e procurador-geral do município (de 1989 a 1992).

“Em todos os cargos que ocupou, o professor Bonalume sempre foi um grande defensor – um verdadeiro guardião – dos interesses da Instituição, zelando sempre pelos princípios éticos que marcam a Fundação Universidade de Caxias do Sul”, ressaltou o reitor da UCS, Evaldo Kuiava.

Ao prestar sua homenagem, Kuiava destacou a atuação do professor Ambrósio Luiz Bonalume por mais de 40 anos na Universidade de Caxias do Sul, como “um defensor incansável do cumprimento das normas jurídicas, do Regimento e dos Estatutos”, para que assim a Universidade pudesse sempre cumprir a sua missão, com qualidade e excelência, tendo sempre presente em suas ações e decisões as diretrizes e a sustentabilidade institucional.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, mantenedora da Universidade de Caxias do Sul, do Hospital Geral de Caxias do Sul, do Centro de Teledifusão Educativa, e do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul.

Foto: Claudia Velho