Primeiro Centro de Atendimento ao Turista de Farroupilha ficará em Caravaggio

Base do campanário da antiga igreja será reformado e adaptado para atender turistas, que também poderão usufruir do novo Mirante das Graças

Nos próximos meses o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio passará por novas reformas em sua área externa para melhor atender turistas e visitantes. A novidade principal será a abertura do primeiro Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha, que ficará junto à base do campanário da igreja antiga. Além disso, o espaço chamado de Mirante das Graças, localizado ao lado do prédio da radio Miriam Caravaggio – à esquerda do Santuário -, será remodelado e ganhará uma nova cara.

No caso do CAT, que será instalado na base do campanário da igreja antiga – ambiente atualmente não utilizado – haverá mesas e cadeiras para receber turistas de forma confortável, o que inclui alterações de iluminação e ventilação do espaço. O seu piso original será mantido, mas ganhará uma proteção em vidro. Além disso, a escada que dá acesso ao sino também passará por reformas. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, a ideia inicial é que o CAT tenha atendimento ao público aos finais de semana.

Já no projeto de remodelação do Mirante das Graças, as principais alterações compreendem iluminação do espaço, construção de rampa de acesso pela lateral do mirante para pessoas com deficiência (PcDs), além da reforma dos dois banheiros atuais e a construção de um novo com acessibilidade. Com relação ao piso, o mesmo será revestido de pedra basalto. Também será reformado o atual guarda-corpos e inserido um ao longo da rampa lateral, ambos com detalhes sacros, de forma a incentivar que fiéis mantenham a tradição atual de amarrar fitas de Nossa Senhora de Caravaggio. As medidas do atual espaço serão mantidas.

O projeto arquitetônico tanto do CAT como do Mirante das Graças foi elaborado pelos arquitetos Dangle Julio Mariani e Bernadete Corso Gazzi, do escritório Casa & Cozinha, de Caxias do Sul, que também foram os responsáveis por outros projetos arquitetônicos no Santuário de Caravaggio, como a reforma da Sala Santo Sepulcro e o Espaço Livrai-nos do Mal, inaugurados em março. Em seguida os dois projetos foram doados à Prefeitura de Farroupilha e, de acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento, Andreia Marchet, a pasta agora será responsável pelos projetos completares de infraestrutura, como a iluminação e colocação de bancos, por exemplo, e também pela parte documental do projeto.

O valor destinado para as reformas é de R$ 207.940,78 provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB). O processo licitatório para escolher a empresa responsável pelas modificações iniciou no dia 7 de maio e segue até esta terça-feira, dia 15. Os interessados podem ver o edital que já está disponível no site da Prefeitura de Farroupilha. A empresa vencedora será conhecida no dia 22 de maio, e as obras devem iniciar logo em seguida, conforme prevê o edital. Ainda de acordo com o documento, as duas reformas devem ser entregues no prazo máximo de quatros meses, ou seja, até setembro.