Projeto “Aqui é meu Lar” da Rádio Miriam Caravaggio destaca papel do jovem e da mulher na agricultura

A Rádio Miriam Caravaggio estreia neste sábado, 05, às 10h da manhã, o projeto “Aqui é Meu Lar”. Trata-se de um quadro de 15 minutos, feito pelo jornalista José Theodoro com o apoio técnico e fotográfico de Gleici Trois. Serão entrevistadas famílias de agricultores, com foco para o protagonismo feminino e a sucessão familiar. O jovem como ator desse cenário, preocupa a sociedade na medida em que cada vez mais ele está deixando a agricultura para buscar novas perspectivas no meio urbano. A participação da mulher no meio rural também será destaque. Tendo em vista seu papel de liderança junto à família e a comunidade, sua inserção com poder de decisão e participação como membra das diretorias de cooperativas, sindicatos e associações, a mulher vem quebrando paradigmas e ocupando espaços estratégicos no meio rural.

A primeira família entrevistada reside na comunidade de Linha 47, na Jansen. A agricultura Solice Beatriz Moroni decidiu permanecer na agricultura e ajudar a família. Quando seu pai morreu, ela assumiu a propriedade e hoje, junto com a mãe, Maria Geni Salvadi Moroni e a cunhada, Clarice Luiza Boniati Moroni, que também ao perder seu esposo, irmão de Soleci, juntas, passaram a administrar a propriedade com o cultivo de moranguinho (em estufa), uva, aspargo, pêssego e ameixa. A produção abastece parte do comércio em Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias, São Paulo e Florianópolis. Parte dos seus produtos já possuem certificação orgânica.

Confira as fotos da propriedade de Solice Beatriz Moroni:

 

A agricultora Solice Beatriz Moroni faz o convite para acompanhar o programa deste sábado:

 

Ouça o programa completo:

 

Apoiadores do projeto “Aqui é Meu Lar”

Naturasuc – Venha se juntar a nós com sua produção de uvas. Assistência e agilidade. Naturasuc. Juntos somos mais fortes. RS-453. Km 115, Farroupilha. Telefone (54) 3268-3877.

Cooperativa Agropecuária Videirense – Coopervil – Lá você encontra completa linha de insumos e defensivos agrícolas para a agricultura com orientação técnica – Rua Egídio Zamboni, 227 – Telefone 3268-9373.

Livraria e Papelaria Paraná – O melhor presente para o dia das crianças: brinquedos nacionais e importados, material escolar e para escritório, Rua Júlio de Castilhos, 734, Farroupilha. Telefone 3261-3667.

Sicredi Agro – Atendimento personalizado, exclusivo para agricultores; financiamento Cooperativo para desenvolver seu negócio, com as melhores taxas. Sicredi Agro, rua Thomas Édison, 332. Telefone 3906-8700.

 

 Fotos e vídeo: Gleici Trois