Projetos de Lei da Deputada Fran Somensi são sancionadas pelo governador Eduardo Leite

A deputada estadual Fran Somensi de Farroupilha, teve dois projetos sancionados pelo governador Eduardo Leite. Um deles que  institui o dia Estadual do Farmacêutico,  e o outro  que estabelece a semana Estadual de Conscientização Sobre a Causa do Luto Parental se torna.

A deputada relata que essas Leis irão fazer a diferença na vida de muitas pessoas “Ficamos muito felizes com a aprovação dessas leis já nos primeiros meses de mandado. A causa do luto parental busca conscientizar a sociedade e o poder público sobre o cuidado com familiares que sofreram a perda de um filho, desde o tratamento psicológico adequado, até a capacitação de profissionais que atendem essas pessoas em órgãos públicos”, explica.

A, agora, lei estadual 13.313/2019 chama a atenção da sociedade para a realidade do luto parental, um assunto pouco debatido na sociedade, mas que alerta para a necessidade de se abrir espaços para a conscientização sobre o tema. “Será que hoje nos hospitais, por exemplo, temos quartos reservados para mães que perderam seus filhos…Imagine uma mãe, que acaba de perder o filho recém-nascido, ter que ficar no mesmo quarto com uma mãe que acaba de conceber uma vida? questiona Somensi.

Já o PL que estabelece o dia 20 de janeiro como dia do Farmacêutico no estado foi o primeiro projeto protocolado na Assembleia pela deputada Na justificativa, Fran defendeu que a profissão é uma das mais importantes do mundo, pois esses profissionais são os responsáveis pela dispensação dos medicamentos para uso correto da população e muitas vezes o sucesso do tratamento depende do farmacêutico.

A data proposta coincide com o calendário nacional, decorrente do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, a qual surgiu em 1916.

Ouça entrevista com a deputada estadual Fran Somensi:

 

Créditos fotos: Adroir Fotógrafo