Santuário lança hino da 139ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio

O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, acolherá peregrinos para mais uma romaria, nos dias 26 e 27 de maio de 2018. É a 139ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Nesse ano, o lema orientador trata da paz: “Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz!” De fato, a aparição de Nossa Senhora à Joaneta, em 1432, ocorreu em meio a grandes divisões políticas e religiosas, ataques de bandidos e heresias. A própria Joaneta não tinha paz, porque maltratada e humilhada pelo marido. Eis que, então, a Virgem Maria, além de pedir a conversão, “veio anunciar a Paz”. Joaneta, por sua vez, tornou-se missionária dessa boa nova e a paz foi restabelecida na pátria e na Igreja, graças a Deus e pela intercessão de Nossa Senhora.

Em 2018, pela Campanha da Fraternidade, a Igreja no Brasil  orientou a reconhecermo-nos todos como irmãos em Cristo (Mt 23,8) e a, justamente, superarmos todas as formas da violência e promovermos uma cultura da paz, do encontro, da reconciliação e da justiça. Com Maria, nessa 139ª Romaria, também queremos isso. É a Mãe de Jesus que nos acolhe para um encontro pessoal e comunitário com o seu Filho, o Salvador e a Salvação, o Príncipe da Paz. Por ele temos Maria como Mãe, com ele somos todos irmãos e nele encontramos a paz.

O Santuário quer também, nesta Romaria, resgatar o aspecto importante da peregrinação. O reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronza, diz que não se trata de uma simples caminhada, como exercício físico apenas. “A peregrinação é uma viagem por motivo religioso, é um deslocamento rumo a um lugar santo, visitado e venerado por essa razão. Ali está a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Caravaggio. Muitos peregrinos são movidos pelo desejo de tocar essa imagem, como verdadeiramente um “tocar o sagrado a fim de participar de suas virtudes”.

Padre Gilnei Fronza destaca que a letra foi inspirada no tema da romaria “Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz!”. Ele salienta que o hino é mais um elemento de motivação e fé dentro da romaria.

“Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz!” Tendo em conta esse lema, o Santuário, para esta 139ª Romaria, apresenta um hino que será entoado nas Santas Missas, nos terços, nas procissões e nas pré-romarias. Por meio da música, como numa só voz, se quer apresentar  prece, a esperança e  o compromisso de cada peregrino.

 

Hino da 139ª Romaria:

“Com Maria, peregrinos, vamos juntos a cantar,

a entoar um novo hino, somos irmãos, somos da Paz.

Como irmãos, vamos unidos, o amor nos faz capaz,

com Maria, a caminho, somos irmãos, somos da Paz”.

 

Ficha técnica:

Música: Leandro Ávila

Letra: Padre Gilnei Fronza e Leandro Ávila

Arranjo, mixagem, masterização, violões, contrabaixo e vocais: Rodrigo Ziliotto

Bateria e percussão: Marcelinho Freitas

Flauta transversal, clarinete e clarone: Mauricio Farinon

Acordeon:  Tiago Camargo

Vocais e voz: Mariana Ávila

Voz: Leandro Ávila

 

Ouça o hino da 139ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio.