Santuário recebeu a paróquia Santa Cruz de Nova Milano na última celebração preparatória à Romaria Votiva

A última noite em preparação a 119ª Romaria Votiva contou com a presença da paróquia Santa Cruz de Nova Milano. O pároco padre Odair Rizzo foi quem presidiu a celebração. Grande público das comunidades esteve participando da missa, contando com os agricultores que levaram frutos produzidos em suas lavouras.

Neste sábado, dia 02 de fevereiro, o Santuário recebe a grande festa Votiva, tendo programação ao longo de todo dia. O ponto alto é a missa das 10h30, que contará com a presença dos produtores rurais da região, juntamente com as máquinas agrícolas. Ao fim da celebração, haverá procissão com as máquinas ao longo da avenida Dom Jose Barrea.

A rádio Miriam Caravaggio fará neste sábado a cobertura jornalística da Romaria Votiva. Além disso, serão transmitidas as missas das 9h, 10h30 (seguida pela procissão), às 14h o terço e às 17 horas. Sintonize na frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Histórico da comunidade

Em 20 de maio de 1875, vindos de Milano, Itália, chegam à região de Nova Milano os primeiros imigrantes italianos. Sendo famílias de formação religiosa católica, logo se encontraram para rezar o terço e as ladainhas de Nossa Senhora, em uma choupana, coberta com ramos de árvores.

Mais tarde, a família Turcatti construiu pequeno Oratório de pedra. Ali eram realizados encontros e celebrações de Missas. Os primeiros padres que atendiam a região eram Jesuítas, depois os padres de Nova Vicenza, hoje Farroupilha.

Entre os anos de 1897 e 1898, a sede passou para comunidade de São José, onde foi construída a primeira igreja da região, atendida pelo padre Carlista Henrique Domingo Poggi. Posteriormente a sede passou para a capela de Santa Cruz de Nova Milano.

Em 1921 houve a inauguração e bênção da atual igreja, que em 1922, por decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, tornou-se a matriz da   Paróquia de Santa Cruz de Nova Milano.

O primeiro pároco foi o Padre Albino Agazzi. Pelo incansável trabalho em prol da organização e desenvolvimento da comunidade, recebeu o título de Monsenhor. A paróquia teve o apoio religioso das irmãs Carlistas que criaram a primeira escola, hoje, Escola Santa Cruz que é o centro cultural do 4º Distrito, formando jovens das várias comunidades.

A religiosidade das famílias proporcionou o surgimento de inúmeras   vocações sacerdotais e religiosas. Inúmeros padres atuaram na Paróquia, entre eles podemos citar: Henrique Salvagni, Maximiliano Benini, João Domingos Viecelli, Mário Luchese, Fábio Piazza. Com breves passagens, sucessivos padres assumiram a paróquia.  Atualmente, padre Odair Rizzo coordena toda a vida religiosa da matriz e das dez comunidades/igreja, sendo quatro dedicadas à devoção de Nossa Senhora sob vários títulos: da Saúde, Auxiliadora, Caravaggio e Lourdes; quatro dedicadas aos santos padroeiros: São Miguel, André Avelino, João Batista, São José e dois oratórios dedicados à devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de Caravaggio.

A Matriz e as comunidades estão organizadas pelos conselhos comunitários, e contam equipes administrativas, grupo de liturgia, canto, ministros da Eucaristia, grupos de jovens, catequese, clubes de mães, entre outros.

A Matriz celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora e à veneração da Santa da Cruz com grandes festividades, no mês de agosto. Nas comunidades também celebram-se os padroeiros com intensa preparação e dia festivo, sempre muito concorrido. A celebração da Missa é o centro das festividades.

 

Confira as fotos da celebração promovida pela paróquia Santa Cruz de Nova Milano:

Fotos: Leandro Ávila

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 02/02 – Romaria Votiva

Durante a manhã, a programação inicia às 9h, com a primeira missa. Às 10h30, ocorre celebração solene, seguida da tradicional procissão das máquinas pela Avenida Dom José Barea, e posterior bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. À tarde, às 12h30, ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h, e missas às 15h, 16h e 17h.