São Carlos é habilitado para procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia

Foi confirmada nesta terça-feira, 24, a habilitação em Alta Complexidade em Traumatologia e ortopedia do Hospital São Carlos de Farroupilha. A habilitação foi confirmada pela secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann, por meio de portaria do Ministério da Saúde em encontro com a deputada Estadual Fran Somensi (PR).

Concluído o processo, o hospital passa a ser referência para 34 municípios da Serra, abrangendo mais de 500 mil pessoas em cirurgias eletivas e colocação de próteses ortopédicas, além do atendimento de urgência e emergência.

Com a habilitação do serviço em traumatologia e ortopedia a entidade passa a receber recursos na casa de R$ 420 mil mês vindo parte da União, parte do Estado e parte o dos municípios conveniados pela contratação dos serviços junto à entidade.

Em abril, a secretária de saúde Arita Bergmann visitou o hospital São Carlos para verificar a estrutura e qualidade dos serviços prestados pela Casa de Saúde. No mesmo dia, ela já sinalizou positivamente para encaminhar a habilitação da entidade junto ao Ministério da Saúde.

Em maio, o convênio foi assinado por 34 municípios pertencentes à Região da Uva e Vales e da Região Vinhedos e Basalto em evento ocorrido em Bento Gonçalves.  A deputada Estadual, Fran Somensi (PR),  lembra que durante os meses seguintes o assunto foi tratado  em Brasília  com o ministro da saúde Henrique Mandetta.

Foto: Gabinete deputada Fran Somensi