Seis novos profissionais da saúde passam a atuar em UBS de Farroupilha

Desde a última quinta-feira, dia 14, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São José passou a contar com o trabalho de seis novos profissionais da saúde que estão no município para residência médica. Farão parte da equipe de saúde do município uma médica, enfermeira, educadora física, fisioterapeuta e duas psicólogas.

A secretária de Saúde de Farroupilha Rosane da Rosa destaca que esses especialistas auxiliam muito no setor de saúde da cidade. “Esses profissionais já vem formados da Universidade, com seu registro, vem somar com toda a equipe do município. Veja quanto é importante estar fortalecendo essas equipes de atendimento e o quanto isso reflete na melhoria da saúde da nossa população”, salienta.

A chegada desses profissionais foi possível através do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, que já havia proporcionado, no ano de 2018, a vinda de outros especialistas. Essa primeira turma também atuou na UBS do bairro São José. Os que já estavam prestando atendimento na cidade permanecem aqui, mas agora passam para a residência 2, o que significa que serão realocados para o Hospital Beneficente São Carlos. Cada um deles pode permanecer atuando na cidade por dois anos.

O município não tem custos para a contratação dos profissionais, pois eles recebem uma bolsa através do Programa de Residência do Ministério da Saúde e da Educação. Apesar disso, a secretária explica que a Prefeitura está tendo que arcar com parte do salário do médico, pois o Estado, que paga parte da bolsa, não está enviando o valor que é de sua responsabilidade.

 

Foto: Prefeitura de Farroupilha