Serviços Públicos de Farroupilha são afetados pela greve dos caminhoneiros

A mobilização dos caminhoneiros já completa cinco dias. Apesar do anúncio feito nesta quinta-feira, dia 24, pelo Palácio do Planalto, de um acordo para o fim da greve, os caminhoneiros seguem concentrados nas margens das rodovias estaduais e federais do país. Com isso, além da escassez de alguns produtos no comércio e a paralização de algumas empresas, os serviços públicos também estão sendo paralisados devido à falta de combustível.

A Prefeitura Municipal informa que alguns serviços estão sendo afetados devido a situação. Através de comunicado em seu site, o órgão orienta sobre os serviços que sofreram alterações ou foram suspensos temporariamente. Confira os serviços púbicos que foram afetados em Farroupilha:

 

TRANSPORTE ESCOLAR

O transporte escolar dos estudantes está garantido somente até esta sexta-feira, 25. As empresas licitadas pelo município para a realização do serviço alertam que é possível que na segunda-feira, dia 28, não haja possibilidade de abastecimento. Já a Bento Transportes, que realiza o transporte urbano das escolas informa que o serviço pode ser suspenso ainda hoje. A orientação do poder público é que os pais fiquem atentos aos recados passados através das agendas dos alunos. Ainda, se restarem dúvidas, recomenda-se que entrem em contato direto com a escola ou com as empresas que fazem o transporte. Confira os contatos abaixo:

Silvestre Transportes – 3206-1386
Andritur Transportes – 3261-1072
TCL Transportes – 3268-2165
Jansen/Mariotur – 3268-3713
Benvindo Transportes – 99985-2771
Bento Transportes Urbanos – 3261-1082

 

SERVIÇOS QUE ENVOLVEM VEÍCULOS

A Prefeitura interromperá todas as atividades que envolvam automóveis, máquinas, ônibus ou caminhões. É importante ressaltar que a medida afeta também o transporte dos alunos para as escolinhas do Centro Desportivo de Atividade Complementar. Os treinos serão realizados normalmente, porém, sem o transporte até o Parque Cinquentenário, que nesse período fica a cargo dos pais e responsáveis. A medida vale para sexta-feira e também para os primeiros dias da próxima semana, caso a situação não esteja normalizada.

 

SERVIÇOS DA PREFEITURA

A Prefeitura de Farroupilha, através do Gabinete do Prefeito informa que a Prefeitura reduzirá o ritmo de todas as atividades que envolvam automóveis, máquinas, ônibus ou caminhões nos primeiros dias da próxima semana, caso a situação não esteja normalizada. Já nesta sexta-feira, dia 25, esses mesmos serviços serão totalmente interrompidos. O ato de parar os serviços também é uma adesão ao movimento de paralisação que será realizado pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, a FAMURS, com participação de 372 municípios que apoiam a greve dos caminhoneiros e também protestam contra o aumento abusivo dos combustíveis, além do corte do repasse da Cide.

O comunicado também ressalta que:

  • Os serviços fundamentais ligados a área da Saúde seguirão sendo realizados normalmente.
  • A Prefeitura trabalhará dando o devido suporte na Romaria de Caravaggio, prezando pela segurança e conforto dos romeiros e pelo bom andamento da Romaria.

A decisão também serve como prevenção para que se evite a falta total de combustível nos veículos da administração municipal, e que se possa administrar a reserva existente.

 

SERVIÇO DE RECOLHIMENTO DE LIXO – ECOFAR

A Ecofar informa que não haverá serviço de coleta de lixo nesta sexta-feira, dia 25, e a partir de hoje haverá redução em todas as atividades da empresa que necessitam do consumo de combustíveis até que a situação do abastecimento seja normalizada.
A partir do sábado, dia 26, o serviço de coleta respeitará os roteiros normais de cada dia, até quando os estoques de diesel permitirem.

O comunicado ainda destaca que:

  • A Ecofar trabalhará dando suporte na Romaria de Caravaggio, assegurando a limpeza necessária para bom andamento da Romaria.
  • A paralisação de sexta também se justifica para que se evite a falta total de combustível nos próximos dias e possamos manter a limpeza da cidade de forma básica.

 

Foto: Emilio Nunes
Criação: Gleici Trois