Temporal e granizo causam estragos em cidades da Serra

Uma forte chuva acompanhada de granizo e vento por volta das 17h30 do sábado atingiu várias cidades da região da serra. No município de Farroupilha, cerca de 60 casas nos bairros Belvedere, Vila Esperança, Vila Nova e Centenário ficaram danificadas. Em algumas, as telhas ficaram furadas. Em outras, o peso do granizo fez o telhado ceder.

Na ERS-122, entre Farroupilha e Caxias o acumulo de granizo na rodovia prejudicou o trânsito. Já na RSC-453, motoristas relatam uma grande quantidade de buracos abertos por conta da chuva. O Resgate Voluntário de Farroupilha socorreu uma motociclista, no Km 69m, da ERS-122, próximo ao viaduto torto que perdeu o controle devido ao gelo na pista.

Em Caxias do Sul, pelo menos 100 casas foram destelhadas de acordo com a Defesa Civil. O bairro mais atingido foi o Reolon. Apenas lá, pelo menos 40 residências sofreram avarias devido ao temporal. Moradores fizeram fila na Unidade central do Corpo de Bombeiros para retirar lonas para cobrir suas casas. Ainda conforme os Bombeiros, não houve registros de feridos.

Também nos bairros de Forqueta, Desvio Rizzo, Cidade Nova, Rio Branco, Santa Catarina e Kayser, houve  acúmulo de granizo nas vias como se fosse uma grande quantidade de neve acumulada. Também houve quedas de árvores e falta de energia elétrica em algumas áreas da cidade.

A prefeitura de Caxias do Sul  também mobilizou várias equipes para prestar  atendimento em diversos pontos da cidade  que registraram estragos causados pelo temporal de granizo. Os principais problemas  foram com alagamentos e destelhamentos de casas, além de semáforos desligados por causa da falta de energia elétrica na cidade. Prefeitura  também está fazendo doação de lonas e telhas e com equipe para auxílio à cobertura de residências.

Em Bento Gonçalves As equipes da Prefeitura trabalham para solucionar os estragos causados. Os locais mais afetados com destelhamento e queda de árvores foram os bairros Santa Helena, Santa Marta, Fátima, Fenavinho e Vila Nova. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Liette Tesser Pozza, no bairro Fátima, foi destelhada. As aulas não serão prejudicadas. Na área da saúde foram registrados alguns alagamentos pelo forte volume de água no Galassi e na UPA 24h, mas não prejudicaram o atendimento.

 

Fotos: Grupo de Resgate Voluntário de Farroupilha