Última noite de celebrações na paróquia da Forqueta marcou o quinto dia em preparação à Romaria Votiva

Com a presença de cerca de 500 pessoas, a comunidade da igreja Matriz Santo Antônio da Forqueta, promoveu nesta quinta-feira, dia 24, uma missa que marcou o quinto dia de celebrações em preparação ao grande dia festivo em Caravaggio, onde ocorrerá a 119ª Romaria Votiva. Desde o dia 20 de janeiro, as localidades que compõem a Paróquia da Forqueta receberam a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Cada noite, uma capela realizou a celebração, tendo como tema a agricultura e o trabalho desempenhado pelos imigrantes e produtores rurais desde a sua chegada na região, prestando um agradecimento às bênçãos da Mãe de Caravaggio.

O encontro contou com grande público, que se reuniu em frente à igreja pouco antes das 20 horas. Em procissão, o público acompanhou a imagem da Santa até o interior do salão comunitário. Estiveram presentes o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, o pároco da Paróquia da Forqueta, Celso Ciconetto, e os sacerdotes Almir Risson e Jairo Gusberti.

A partir desta sexta-feira, dia 25, até o dia 1º de fevereiro, as comunidades participam das missas diretamente no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, sempre às 20 horas. Hoje, dia 25, quem promove a celebração no Santuário é a Paróquia Jesus Bom Pastor, de Farroupilha.

Ao longo dos 13 dias que antecedem a grande festa votiva, realizada no dia 02 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Histórico da comunidade

Forqueta é um bairro de Caxias do Sul. Sua história confunde-se com os primórdios da colonização italiana na região. Famílias estabeleceram-se no local, construíram uma pequena igreja e escolheram como padroeiro, Santo Antônio.

Em 25 de março de 1954, foi criada Paróquia Santo Antônio da Forqueta, pelo Bispo Diocesano Dom Benedito Zorzi. No início compreendia as comunidades de Nª Sª das Graças, Nª Sª Salete, Santos Anjos e São Roque do município de Farroupilha; e Menino Deus, São João e a Matriz do município de Caxias do Sul.

E a partir de 1980, houve a inclusão das comunidades São Martinho, São Virgílio, Nª Sª do Loreto, São Valentin, São Cristóvão, Cerro da Glória e Santo Antônio que pertenciam à Paróquia da Imaculada Conceição. Recentemente, estão sendo organizadas comunidades igrejas no Bairro Tirol, Vila Nova e Esperança, totalizando 16 comunidades.

Entre as comunidades, 13 têm excelentes espaços comunitários: capela, salão, campos de esporte, cemitério. Três estão em processo de organização; em duas, as celebrações acontecem em casas de famílias.

A Matriz e as comunidades estão organizadas a partir dos conselhos comunitários de pastoral e contam com serviços como: equipes administrativas, grupo de liturgia, canto, ministros da Eucaristia, grupos de jovens, catequese, clubes de mães, entre outros;

A Matriz celebra o padroeiro Santo Antônio em grandes festividades, sempre no mês de junho. Nas comunidades, também celebram-se os padroeiros com intensa preparação e dia festivo, sempre muito concorrido. A celebração da missa é sempre o centro das festividades.

 

Confira as fotos da celebração na igreja Matriz Santo Antônio da Forqueta:

Fotos: Leandro Ávila

 

PROGRAMAÇÃO

Missas celebradas no Santuário, às 20 horas:

25/01 – Paróquia Jesus Bom Pastor
26/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
27/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
28/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira
29/01 – Paróquia São Marcos
30/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
31/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul
01/02 – Paróquia Santa Cruz, de Nova Milano

Dia 02/02 – Romaria Votiva

Durante a manhã, a programação inicia às 9h, com a primeira missa. Às 10h30, ocorre celebração solene, seguida da tradicional procissão das máquinas pela Avenida Dom José Barea, e posterior bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. À tarde, às 12h30, ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h, e missas às 15h, 16h e 17h.