Unimed Nordeste inaugura nova Unidade Materno-Infantil

A Unimed Nordeste inaugurou na terça-feira a nova unidade materno-infantil no Complexo Hospital Unimed, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. Conforme o vice-presidente, Carlos Castellano Silveira, a nova estrutura, localizadas no 4º e 5º andares do prédio, conta com centro obstétrico, com salas para parto normal e cirúrgico, UTIs neonatal e pediátrica, além de área de internação obstétrica e pediátrica. O atendimento  aos associados está previsto para iniciar  no dia 18 de janeiro.

Com a inauguração, a capacidade do Complexo Hospitalar Unimed salta de 112 leitos para 168 leitos.

Com uma demanda mensal de 222 partos e 116 internações infantis (zero a 14 anos) por mês, a nova unidade deve concentrar os atendimentos aos beneficiários, que hoje recorrem a centros obstétricos e leitos infantis em outros hospitais de Caxias do Sul.

A partir de um investimento de R$ 40 milhões, esta nova área faz parte de uma ampliação que está sendo inaugurada em três fases. A primeira delas, com corte de fita em março de 2017, deu início ao funcionamento do Pronto-Atendimento Caxias do Sul, do Centro Cirúrgico Ambulatorial e da Farmácia Unimed junto ao Complexo. Ao longo de 2018, também foram inauguradas no prédio da ampliação a Hemodinâmica e a Endoscopia.

A segunda etapa, que sai do papel agora, traz a Unidade Materno-Infantil. Por fim, a terceira fase marcará a inauguração dos últimos dois andares. A obra está em andamento desde março de 2014.

Com conceito de hotelaria, que traz mais conforto aos pacientes, e com controles de acesso e de segurança informatizados, o novo prédio também está triplicando a área construída do Hospital Unimed Caxias do Sul. Diante de uma obra superlativa, a porção inaugurada em 2004, com 13.350 metros quadrados, passa a ser denominada Bloco A, enquanto o prédio de ampliação passa a se chamar Bloco B. Esse último, ao todo, tem 30.771 metros quadrados.

“Com mais de 40 mil metros quadrados, a estrutura passa a ter essas novas denominações, a fim de facilitar o trânsito dos clientes, que agora passam a dispor de um Complexo Hospitalar completo”, diz Dr. Marcelo Frigeri, presidente da Unimed Nordeste.

Para a realização de um número ainda maior de atendimentos no Complexo Hospitalar Unimed – em média, pela Unimed, já são realizados 222 partos e 116 internações infantis (zero a 14 anos) por mês –, a cooperativa contratou 300 profissionais, principalmente da área da enfermagem. Com o ingresso desse novo grupo, realizado em um período de tímida recuperação econômica no Brasil, a Unimed Nordeste-RS passa a contar com 2,3 mil funcionários, o que a torna uma das maiores empresas da região e uma das mais bem-sucedidas operadoras de planos de saúde brasileiras.

“Conforme ranking de 2018 da edição Valor 1000, a Unimed Nordeste-RS é a 27ª maior operadora do Brasil. Entre as Unimeds de todo o país, é a 12ª maior. Entre as organizações aqui da região, apenas ela figura no ranking”, comenta Dr. Frigeri.

O novo espaço chega com um conceito renovado em saúde. Os ambientes promovem a humanização pela arquitetura escolhida, com papéis de parede com motivos infantis, e pelos atendimentos acolhedores, individuais, com afeto.

 

 

O QUE  FOI  INAUGURADO AGORA:

NO 4º PAVIMENTO:

 

CENTRO OBSTÉTRICO

Setor de parto normal

  • 2 quartos de pré-parto, parto e pós-parto
  • 5 leitos de observação

Setor de parto cirúrgico

  • 3 salas de parto cirúrgico
  • 8 leitos de recuperação

 

UTIs

  • 10 leitos individualizados de UTI neonatal
  • 5 leitos individualizados de UTI pediátrica
  • 7 leitos de cuidados intermediários

 

NO 5º PAVIMENTO:

 

INTERNAÇÃO OBSTÉTRICA

  • 22 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento

 

INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA

  • 13 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento
  • Brinquedoteca

Fotos: André Benedetti