Vereador com deficiência auditiva assume mandato no legislativo caxiense

O 1º suplente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Tibiriçá Maineri, foi empossado vereador da Câmara Municipal de Caxias do Sul, tornando-se o primeiro deficiente auditivo da história do parlamento caxiense. Ele entrou na vaga do vereador Chico Guerra (PRB), licenciado para ser chefe de Gabinete do Prefeito do município.

Nas eleições de 2016, Tibiriçá somou 1.749 votos, que garantiram a ele a primeira suplência do PRB. Na atual Administração Municipal vinha atuando como titular da Coordenadoria de Acessibilidade.

Tibiriçá fez o juramento à Lei Orgânica Municipal, com o auxílio da assessora Liege Dalla Porta, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O novo vereador afirma que pretende trabalhar em defesa de políticas de inclusão de pessoas com deficiência. Quer qualificar a legislação e as práticas de acessibilidade e medidas de proteção aos idosos.

O parlamentar de 60 anos possui formação em Pedagogia e é professor de Libras. Líder da comunidade surda, Tibiriçá participou da fundação da Sociedade de Surdos de Caxias do Sul, em 1986. Alternadamente, presidiu o órgão por 16 anos.

 

Foto: Gabriela Bento Alves-divulgação