Vice-presidente Hamilton Mourão abre Festa da Uva em Caxias do Sul

Foi aberta nesta sexta-feira em Caxias do Sul Festa da Uva 2019. O evento que ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março, no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos contou com a presença do vice-presidente da República Hamilton Mourão e do Governador do Estado, Eduardo Leite e a presidente da Festa, Sandra Randon. A expectativa dos organizadores é receber em torno de um milhão de pessoas durante os 17 dias de realização da festa.

Em seu pronunciamento de abertura do evento o vice-presidente, Hamilton Mourão, que esteve representando Jair Bolsonaro, disse que estava trazendo o agradecimento do presidente que gostaria de estar em Caxias mas não pode comparecer em eventos por conta da cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia.

Mourão destacou a importância de Caxias do Sul para a economia do Estado e do País. “É um município que alia a produção rural com a parte industrial e com um comércio pujante”, disse o vice-presidente.

Em rápida entrevista coletiva ele foi questionado sobre a reforma da previdência. Mourão acredita que a proposta  deva sofrer algumas mudanças dentro do congresso. “Algumas para melhor e outras nem tanto, mas faz parte do jogo político, afirmou.

Na questão envolvendo a Venezuela limitou-se a dizer que o assunto está sendo tratado dentro do grupo de Lima que foi criado como uma forma de pressão política para que haja mudança na ditadura que está se vivendo naquele país para um regime democrático.

Ao ser questionado sobre a interferência (no governo) dos filhos do presidente que poderiam atrapalhar as votações da reforma da previdência, o vice-presidente disse que eles são pessoas muito bem sucedidas, cada um dentro da função para o qual foi eleito. “É uma questão de inicio de governo e daqui à pouco cada um vai estar na sua cadeira”.

 

SOBRE A FESTA

Quem for a Festa da Uva durante os 17 dias de sua realização vai encontrar a gastronomia típica, diversão e  produtos para adquirir.

O Pavilhão Nostra Itàlia, localizado junto ao Centro de Eventos, conta com a presença de restaurantes de gastronomia italiana, histórico das famílias e espaço para entidades representativas da Serra Gaúcha. Já o orgulho e a tradição do povo gaúcho  estão evidenciados no espaço Nostra Gente, um grande Centro de Tradições que vai envolver os visitantes e mostrar a cultura do Estado por meio da decoração, da dança e da música.

Entre as novidades  para esta edição do evento, está a reorganização da Feira Industrial e Comercial, bastante diferenciada com relação às últimas edições do evento. No Pavilhão denominado Nostro Negòssio, o número de expositores foi reduzido e os espaços ampliados, qualificando ainda mais os ambientes de negócios. Haverá 105 expositores.

Já na área da réplica da Vila Colonial, de forma inédita, os grandes gramados  estão sendo utilizados como uma área de piquenique, com a comercialização de cestas com produtos coloniais, como pães, salames, queijos, suco de uva, vinhos e espumantes, para que os visitantes possam ter uma experiência diferenciada em plena festa. Outra novidade refere-se à distribuição de uvas. Como forma de acolhimento aos  visitantes será  entregue  um cacho de uvas logo na entrada da festa.

Outra atração são os desfiles temáticos da festa. Ao todo, serão realizados oito desfiles, dois na tradicional rua Sinimbu, nos dias 24 de fevereiro e 10 de março, a partir das 17 horas, e seis nos Pavilhões da Festa da Uva, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 05,06 e 07 de março.

A programação cultural também promete entreter o público com mais de 100 horas de shows de artistas locais, apresentações de teatro e dança. Além disso, os visitantes poderão assistir aos 23 shows nacionais.

Os ingressos, de segunda a quinta-feira custam R$ 16,00, sexta,sábado e domingo R$ 18,00. Os bilhetes que dão acesso à festa, podem ser adquiridos de forma antecipada, em lotes promocionais, pelo site www.festadauva.com.br.

Neste primeiro final de semana da Festa da Uva conta com uma diversidade de estilos musicais. As apresentações, que ocorrem no palco da Casa Della Mùsica, têm a expectativa de reunir um grande público.

Nesta sexta-feira à noite, na  abertura dos shows nacionais, o pagode tomou conta da Festa da Uva. Neste   sábado, 23, o rap e o funk das bandas 3030 e Poesia Acústica e dos cantores MC Kekel e Jerry Smith sobem ao palco da Casa Della Mùsica. No domingo, 24, o melhor do rock e do reggae gaúcho estará reunido com Ultramen, Santograau e Armandinho.

Nas segundas a quintas-feiras o parque funciona das 11h às 22h. Nas sextas, sábados e domingos das 11h às 02h. No dia 25 a entrada é gratuita.

 

Fotos: Adriano Chaves