Vila Jansen enfrenta o primeiro dia de isolamento

O primeiro dia de quarentena na comunidade de Vila Jansen, interior de Farroupilha, foi de ruas totalmente vazias e  os moradores não saindo dos limites de suas casas. A localidade foi colocada em quarentena em função de um caso de coronavírus em um homem de 37 anos, que veio da Inglaterra para visitar a família. Ele agora está em isolamento domiciliar. Porém, antes disso, teve contato com familiares e moradores da comunidade e o temor é de que o vírus esteja em circulação no local.

A pequena localidade que fica distante 16 quilômetros do centro de Farroupilha, normalmente tem muita movimentação de pessoas, veículos e caminhões em função da grande produção agrícola, baseada na fruticultura, com destaque para a uva e frutas de caroço.

O presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Vila Jansen, Leodir Bono, disse que todos estão com o coração na mão, mas que não há o que fazer a não ser ficar em casa. “Alguns se revoltaram e outros estão mais apavorados pelo que possa vir a acontecer nos próximos dias”, comentou Bono.

Outro morador da localidade, Flávio Noal, também disse que a Vila está deserta. Ele é profissional da área financeira e sua esposa que é professora, tem dois filhos pequenos em casa e diz que estão tentando organizar uma agenda de tarefas para passar o tempo. “Mas não é fácil passar o dia especialmente por que as crianças não compreendem direito o que está acontecendo”, lamentou.

Noal diz que apesar dos transtornos é importante respeitar a quarentena por que é pelo bem de todos. “Em princípio é por sete dias mas se for necessário estamos nos preparando para ficar mais tempo em quarentena e recomendo que todos fiquem em casa porque esse período vai passar e o importante é preservar a vida”, finalizou.

Vila Jansen conta com aproximadamente 130 famílias. O poder público solicita que os moradores mantenham rígido isolamento domiciliar, inclusive sem receber visitas por sete dias em casos de assintomáticos e por catorze dias quando apresentar sintomas.

Pelo decreto publicado pela Prefeitura com relação ao Covid-19, é obrigatório o fechamento de bares e qualquer estabelecimento com aglomeração de pessoas. As únicas exceções são o mercado e o posto de gasolina da Vila Jansen. Em casos de extrema de necessidade por alimentos ou remédios, apenas uma pessoa poderá sair da residência para comprar estes itens. Esta pessoa não poderá apresentar sintomas e pertencer aos grupos de risco da doença, como os idosos.

 

Ouça entrevista com Leodir Bono:

 

Ouça entrevista com Flávio Noal:

 

Confira o vídeo feito pelo morador Leodir Bono em frente a sua casa na Vila Jansen:

 

Foto e vídeo: Leodir Bono-divulgação