143ª Festa de Santo Antônio supera expectativas e celebra a missão da “Igreja em saída”

Com o lema “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”!, foi celebrada nesta domingo, 13 de junho, a 143ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves. O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades, e uma programação com cinco Missas, além da carreata pelas ruas da cidade. Ao longo do dia, mais de duas mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio, seja nas Missas e também nos intervalos em que era possível adentrar à igreja para rezar.

Além disso, constantemente os bancos foram higienizados e o local permaneceu aberto, ventilado e foram respeitados os limites de público, conforme as diretrizes sanitárias. Inclusive, algumas pessoas acompanharam as celebrações no estacionamento, com sonorização externa e receberam a Eucaristia no pátio. Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e milhares de pessoas puderam celebrar a devoção que é a mais antiga da Imigração Italiana, com 143 anos de história, em suas casas.

Num levantamento que leva em conta as transmissões da Trezena de Santo Antônio e todo o conteúdo online produzido com a temática dos festejos, foram mais de 350 mil pessoas alcançadas pelas diversas ações realizadas desde 31 de maio. Outras milhares de pessoas acompanharam os registros fotográficos das visitas da imagem do padroeiro às Comunidades, entidades e Paróquias locais, chegando a um somatório próximo aos 400 mil perfis, além do público que acompanhou as atividades de forma presencial.

Em 2021, a Paróquia Santo Antônio inovou: pela primeira vez na história foram realizadas atividades no formato drive thru. Em virtude da pandemia da Covid-19 e da impossibilidade de realizar eventos presenciais, a programação social da 143ª Festa de Santo Antônio teve o tradicional “Jantar do Codeguim”, em 28 de maio, com a entrega de 710 kits para a confraternização em família e, neste domingo, 13 de junho, o almoço festivo serviu outras 650 refeições. Ambas atividades foram preparadas seguindo todos os protocolos de saúde, pela equipe do Buffet Dalla Costa.

O ponto alto foi na Missa das 18h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon. A celebração, em ação de graças, contou com a presença dos casais festeiros, festeiros jovens e mirins, além de ex-festeiros e da comunidade. Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio. “Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades”, pontuou.

O casal coordenador dos festeiros da 143ª Festa de Santo Antônio, Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto, fizeram o agradecimento a todas as equipes e comissões que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2021. “Nesta festa, com uma mistura de sentimentos e também de desafios, nos envolvemos neste belo espírito comunitário, nos espiritualizamos mais e foi nos permitido um olhar positivo, verdadeiro e colaborativo para com as ações da nossa Paróquia Santo Antônio, que são marcantes. Obrigado, Senhor. Obrigado Santo Antônio”, salientou Fracalossi.

Antes de anunciar os festeiros da edição de 2022, o pároco, padre Ricardo Fontana, enalteceu todo o trabalho realizado e nomeou os serviços que colaboraram para a festejo. “Vocês nos motivam a unir forças para podermos proporcionar o alimento que não perece, da Palavra e da Eucaristia e permitem nossa Paróquia e Santuário, uma casa sedimentada sobre a caridade e a ação missionária e também, pela força de Santo Antônio continuar mantendo os três colunas aqui recebidas dos primeiros imigrantes e moradores da colônia de Dona Isabel: fé, trabalho e família. Gratidão! Viva Santo Antônio”, finalizou.

VISITAS DE SANTO ANTÔNIO

O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio foi mantido e ganhou a passagem da imagem também pelas escolas católicas, num total de 37 carreatas, com as celebrações da Eucaristia e momentos de oração. A pedido da Secretaria Municipal da Saúde, no início da tarde deste domingo, 13 de junho, o Padroeiro de Bento Gonçalves também visitou o drive thru da vacinação contra a Covid-19, nos pavilhões da Fundaparque, momento de grande emoção para os profissionais da saúde e a comunidade que foi realizar a primeira dose da imunização.

TRADICIONAIS PÃEZINHOS DE SANTO ANTÔNIO

Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 7.000 pãezinhos que foram abençoados em cada noite da Trezena e também nas celebrações do Dia Festivo. Além disso, foram entregues os pãezinhos durante o drive thru de vacinação contra a Covid-19, na Fundaparque. Algumas unidades que restaram, já embaladas, serão doadas ao Lar Para Idosos Luchese e outras casas de repouso de idosos, se assim os protocolos internos permitirem.

ATIVIDADES DE CATEQUESE E ENCONTROS COM OS JOVENS

A Catequese paroquial desenvolveu diversas ações para envolver as crianças, adolescentes e jovens na temática da 143ª Festa de Santo Antônio. Na primeira etapa, as crianças confeccionaram, em suas casas, imagens de Santo Antônio com materiais recicláveis, que estão expostos no Santuário. As turmas da segunda etapa realizaram coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, num total demais de uma tonelada, para ajudar os mais necessitados. Já a terceira e quarta etapas gravaram vídeos sobre o lema dos festejos e sobre a história do Padroeiro, que foram veiculados nas redes sociais da Paróquia Santo Antônio.

No sábado, 05 de junho, aconteceu a atividade intitulada “Com Santo Antônio aos Jovens”, que reuniu 70 jovens no Salão Paroquial, para cantar, rezar e participar de uma catequese com o bispo da Diocese do Rio Grande, dom Ricardo Hoepers. Às 21h foi celebrada a Missa dos jovens, no Santuário Santo Antônio.

CONCURSO DE POESIAS

Durante a 143ª Festa de Santo Antônio aconteceu o concurso “A Vida de Santo Antônio contada em Versos”, que envolveu estudantes dos anos finais do ensino fundamental dos colégios Marista Aparecida, Scalabriniano Medianeira e Sagrado Coração. Das mais de 200 poesias escritas, cada escola selecionou seis, num total de 18, que foram declamadas durante as noites da Trezena e também nas Missas do Dia Festivo.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Até o dia 13 de julho, fotógrafos profissionais e amadores de Bento Gonçalves poderão participar do concurso fotográfico “Olhares da Santo Antônio”, com o objetivo de selecionar imagens de diferentes perspectivas, do interior e exterior do Santuário Santo Antônio, para compor o Guia de Visitação do Santuário. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados pelo link (CLIQUE AQUI).

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º – Volkswagem Polo – Branco – Auto Tradição | 2º – Motocicleta Honda NXR 160 Bros ESDD – Motolife | 3º – Estofado Belgrano, Cama Cloud e Poltrona Tra – Omega Viratto | 4º – Conjunto Sonomais: Colchão Terapêutico e box padrão | 5º – Persiana, tapete e papel de parede – Loja D’ART e Cozinha – Multimóveis.

Na data de 16 de outubro acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 30 de outubro será feita a entrega dos prêmios. As cartelas podem ser adquiridas em frente ao Santuário Santo Antônio, na Secretaria Paroquial, com os casais festeiros e também no Supermercado Caitá.

Confira as fotos da 143ª edição da Festa de Santo Antônio:

Testo e fotos: Felipe Michelon Padilha