25ª FENAKIWI supera expectativas e atrai mais de 100 mil visitantes em Farroupilha
A 25ª edição da FENAKIWI que aconteceu de 03 a 20 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha, registrou 101 mil visitantes, nos dias 03, 04, 05 e 06; 11, 12 e 13; 18, 19 e 20 de julho. Os dados foram confirmados pelo presidente Juliano Tofolo, em entrevista à Rádio Miriam Caravaggio 95.7 FM, após o encerramento do evento, por volta de 20h desse domingo, 20. Encerrando com entusiasmo, o prefeito municipal Jonas Tomazini anunciou ao público, as datas da próxima edição: de 08 a 25 de julho de 2027.
Com uma programação diversa e para todos os públicos foram contemplados. Entre os grandes momentos do evento, destacam-se os shows do último fim de semana: no sábado, o cantor Armandinho e a banda Reação em Cadeia reuniram uma multidão e emocionaram o público com sucessos que marcaram gerações. Já no domingo, o humorista “Badin, o Colono” lotou a arena de shows e garantiu muitas gargalhadas com suas histórias e tiradas bem-humoradas.
Durante todos os fins de semana, atrações culturais e artísticas encantaram o público nos três palcos do evento. A última sexta-feira teve destaque especial com o espetáculo infantil “Jardineiro dos Pensamentos”, que foi assistido por mais de 600 crianças das escolas municipais. A feira contou com mais de 120 expositores que ofereceram uma grande variedade de produtos. Os resultados foram avaliados positivamente pelos comerciantes, com fluxo intenso de visitantes e boas vendas.
Somente no último fim de semana circularam cerca de 34 mil pessoas pelo parque — número semelhante aos finais de semana anteriores — consolidando o total de mais de 100 mil visitantes nesta edição histórica. O pavilhão da agroindústria familiar também foi um sucesso, com produtos coloniais como queijos, salames, cucas, geleias, chimias, biscoitos e os famosos pães e grostolis, comercializados pelo Clube de Mães “As Milanesas”, superaram as expectativas.
A venda de kiwis — principal símbolo da feira — também foi expressiva, ultrapassando os 4.500 kg vendidos. Nesse espaço, os visitantes ainda puderam prestigiar uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrando Farroupilha como berço dessa trajetória.
No pavilhão gastronômico, foram servidos mais de 21 mil lanches, com grande variedade de opções. Também foram distribuídos, gratuitamente, kiwis aos visitantes (nas variedades verde e amarela), fortalecendo o principal objetivo da feira: valorizar a fruta símbolo do município e promover sua cultura. Com o objetivo de fomentar o conhecimento e qualificar a produção agrícola, dois seminários marcaram a programação: o Seminário do Kiwizeiro, com mais de 100 participantes, e o Seminário da Fruticultura, que reuniu cerca de 350 pessoas. Ambos foram realizados com entrada gratuita no auditório da UCS Farroupilha.
Entre as atrações que movimentaram o público, o “Bar nas Alturas” foi novamente um sucesso, proporcionando uma vista panorâmica da cidade acompanhada de vinho ou cerveja artesanal. A novidade desta edição foi o passeio de helicóptero, que atraiu muitos visitantes e proporcionou uma experiência única sobrevoando a cidade. Outro destaque foi o Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club, realizado no primeiro domingo da feira.



