Unimed Serra Gaúcha apresenta exposição itinerante que revela mulheres para além do câncer de mama

A fotografia pode ser uma forma de reconhecer a própria identidade e ressignificar experiências. É a partir dessa perspectiva que a Unimed Serra Gaúcha apresenta, durante o Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama –, a exposição itinerante “Onde a Luz Mora”. A mostra poderá ser conferida em diferentes locais de Caxias do Sul: de 9 a 15, no Recreio da Juventude, para associados; no dia 17, durante o jogo do Caxias Basquete, no Ginásio do Sesi com entrada gratuita patrocinada pela Unimed; e de 19 a 25, no Villagio Caxias; de 26 a 31, alternando-se entre as recepções dos blocos A e B do Complexo Hospitalar Unimed (entrada aberta à comunidade);

Ao longo do mês de outubro, as fotografias também expostas no Memorial do Complexo Hospitalar Unimed. O espaço fica localizado no térreo do Bloco A, próximo à espera do Centro Cirúrgico, com acesso restrito a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Com o conceito “Retratos de presença, força e identidade”, as fotografias de 15 pacientes da instituição, moradoras dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, revelam individualidade no enfrentamento do câncer de mama, colocando em primeiro plano as mulheres que existem para além da doença.

“Neste ano a proposta da Unimed é ampliar esse olhar e valorizar as histórias por trás do diagnóstico. A exposição nasce com o propósito de mostrar que essas mulheres são muito mais do que a doença que enfrentam ou enfrentaram: são histórias de coragem, trajetórias, sentimentos, sonhos e experiências que merecem ser reconhecidas”, destaca Dra. Rita Costamilan, médica-coordenadora do Centro de Onco-Hematologia Unimed Serra Gaúcha.

A sessão fotográfica foi realizada no Complexo Hospitalar Unimed, e teve entre os propósitos acolher as diferentes vivências e fazer com que cada mulher pudesse se reconhecer na imagem, respeitando o momento dela. Algumas optaram por ser retratadas sem cabelo, outras com os fios em crescimento. Houve ainda quem preferisse usar peruca e quem não tivesse passado pela perda dos cabelos.

Para a médica-coordenadora do Centro de Onco-Hematologia Unimed, a exposição reforça a importância de olhar para a saúde de forma contínua, sem restringir o cuidado ao período do Outubro Rosa.

“Antes, durante e depois do câncer, existe uma mulher com uma história única que merece ser vista, acolhida e cuidada. A prevenção e o diagnóstico precoce são ferramentas fundamentais, mas o cuidado não deve estar limitado ao Outubro Rosa. Ele precisa fazer parte da rotina, por meio de hábitos saudáveis, consultas periódicas, atenção à saúde física e emocional e uma postura de autocuidado durante todo o ano”, ressalta Dra. Rita.

As fotografias são assinadas por Leandro Araujo, da Foto Itália, e as maquiagens foram realizadas pelo Camila Selister Studio.

Quem são as mulheres fotografadas

Caroline Ribas da Cruz, 39 anos
Cristiane Somensi Dambros, 47 anos
Daniela Fabiana Pereira, 52 anos
Dilceia Goulart de Campos, 70 anos
Francine Rubbo de Lima, 48 anos
Idaiara Moraes de Souza, 34 anos
Karine de Medeiros, 36 anos
Karine Tatiane Prunzel, 30 anos
Lizandra Venz Galiotto, 49 anos
Marina Regal Comandulli, 49 anos
Martene Tais dos Santos, 42 anos
Meriélem Bettoni, 36 anos
Michelle Bondan, 46 anos
Rosaura Araujo Menezes de Azevedo, 61 anos
Tatiane Flores Roth, 45 anos